Quem são nossos superiores ?
As escrituras nos apontam importantes autoridades estabelecidas por YAOHUH UL (IÁORRU UL) para que em cada momento, e em cada área de nossa vida, estejamos sob autoridade e possamos evidenciar os princípios que em nós atuam. Da nossa vida faz parte o nosso lar, o nosso grupo de irmãos, o nosso trabalho, a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país. Se existem áreas além dessas na sua vida, você pode estar certo de que YAOHUH UL (IÁORRU UL) também providenciou autoridade para esta área onde você poderá exercer humildade, submissão e dependência. Alguns frequentam clubes, outros moram em condomínios, mas também nessas áreas certamente haverá uma autoridade instituida por YAOHUH UL (IÁORRU UL) para governar tal área e para sermos submissos naquela área. Teremos sobre nós autoridades espirituais e autoridades temporais. As autoridades espirituais conseguem enxergar dentro das áreas de autoridade temporal e confirmam essas autoridades, porém as autoridades temporais não conseguem enxergar dentro das áreas de autoridade espiritual, e como tal, não as reconhecem como autoridades. Contudo, a nós, os que cremos, reconhecemos tanto uma como a outra, cada uma em sua área específica.
Precisamos começar este capítulo pela leitura de Romanos 13 que diz: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de YAOHUH UL (IÁORRU UL); e as autoridades que existem foram por Ele instituidas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de YAOHUH UL (IÁORRU UL); e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque as autoridades não são para temor quando se faz o bem e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer autoridade? Faze o bem e terás louvor dela; visto que a autoridade é ministro de YAOHUH UL (IÁORRU UL) para o teu bem".
As escrituras não abrem exceção quanto ao assunto de autoridade, pelo contrário, enfatiza que toda autoridade provém de YAOHUH UL (IÁORRU UL) e foi instituida por YAOHUH UL (IÁORRU UL). Assim, ao nos depararmos com uma autoridade em qualquer das áreas da nossa vida, não precisamos ficar questionando se ela é proveniente de YAOHUH UL (IÁORRU UL) ou não; as escrituras já, de antemão, afirmam que é. Citando um exemplo de reconhecimento de autoridade que partiu dos lábios do próprio Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA): Em Yaohukhánan (corrompido como 'João') 19:10 Pilatos afirma sua autoridade diante de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) dizendo: "Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te pregar no madeiro"? YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não negou a autoridade de Pilatos para aquela área em que se encontrava envolvido, pelo contrário a confirmou dizendo: "Nenhuma autoridade terias sobre Mim, se do alto não te fosse dada". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não só reconheceu que Pilatos tinha autoridade para libertá-lO ou prega-lO no madeiro, como também que esta autoridade tinha sido dada pelo Pai, YAOHUH UL (IÁORRU UL). Se alguém tem poder (autoridade) sobre alguma área de sua vida você não precisa ter dúvida: essa autoridade vem de YAOHUH UL (IÁORRU UL), para operar na sua vida a Sua vontade e os Seus planos. Se YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) usurpasse o ser igual ao Altíssimo, o que nunca fêz, poderia se livrar de Pilatos ou fazê- lo pastar como Nabucodonosor, porém YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) optou por Se submeter à vontade do Pai e Se sujeitar à autoridade da qual Pilatos se encontrava investido, o que redundaria na Sua morte no madeiro. Gostaria de lembrar, e isso nos será muito útil, que o homem Pilatos, investido de autoridade para sentenciar YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) à morte no madeiro, era ímpio, incircunciso, gentio, pecador e idólatra. Na nossa vida teremos certamente autoridades, em diversas áreas, semelhantes a Pilatos e sobre isso Káfos (corrompido como 'Pedro') nos ensina em 1 Káfos 2:13-14,18-19: "Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa de YAOHUH UL (IÁORRU UL); quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que praticam o bem. ... Servos, sede submissos com todo o temor aos vossos amos, não somente aos bons e cordatos, mas também aos perversos; porque isso é grato que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com YAOHUH UL (IÁORRU UL)". Káfos nos ensina os mesmos princípios pelos quais YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) se sujeitou a Pilatos: "Não somente aos bons e cordatos, mesmo sofrendo injustiça".
Áreas de autoridade e suas autoridades.
Feito este esclarecimento sobre as autoridades que YAOHUH UL (IÁORRU UL) estabeleceu em cada área de nossas vidas, vejamos o que as escrituras nos ensinam sobre estas autoridades. As escrituras nos mostra que as seguintes autoridades foram estabelecidas para as seguintes áreas de nossa vida:
- País - reis, imperadores, ditadores, presidentes, governadores, prefeitos, delegados, policiais, juízes, promotores, oficiais de justiça, etc.
- Lar - Marido é o cabeça. Marido e mulher são autoridade sobre os filhos. O marido é a maior autoridade terrena sobre a vida de sua esposa e de seus filhos. Muitos tem considerado erroneamente que o lider da congregação seja maior autoridade sobre a esposa e filhos de um homem, e este entendimento, por ser erroneo e falso, tem causado muitos problemas de relacionamento doméstico.
- Congregação - Há irmãos que realmente recebem unção de YAOHUH UL (IÁORRU UL) como autoridades espirituais sobre os demais irmãos. Isso não significa que cada em destes irmãos em si mesmo tenha algo de especial ou diferente dos demais; contudo, é a escolha e determinação de YAOHUH UL (IÁORRU UL) sobre suas vidas, além do preparo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) lhes confere, que os incumbe da grande responsabilidade de cuidar de vidas, dirigindo-as, ensinando-as, consolando-as, ajudando-as, exortando-as, repreendendo quando for o caso, orando por elas, e uma série de coisas que fazem parte das atribuições de uma ou mais autoridades ungidas por YAOHUH UL (IÁORRU UL) na congregação.
- Trabalho - Os patrões são autoridades instituidas por YAOHUH UL (IÁORRU UL) sobre os empregados. Aqueles que trabalham sem vínculo empregatício, ou seja, de forma autônoma, como taxistas, vendedores, médicos, etc, têm seus clientes como autoridades naquela área específica e devem respeitá-los como tal.
- Outras - De um modo geral, toda instituição humana deve ser acatada em sua área de autoridade, como por exemplo o síndico de um condomínio, o presidente de um clube, o comandante de uma aeronave, etc.
O que dizem as Sagradas Escrituras sobre autoridades humanas?
São muitos os textos bíblicos sobre estas autoridades, mas gostaria de transcrevê-los mesmo assim, para que possamos lê-los e firmar estes conceitos em nossos corações pelo poder de YAOHUH UL (IÁORRU UL).
Romanos 13 e 1Káfos (Pedro) 2:13-19 já foram transcritos inicialmente e tratam de forma genérica toda autoridade em nossas vidas, contudo especificando reis (presidentes, governadores, prefeitos, etc) e seus enviados (delegados, policiais, juizes, promotores, oficiais de justiça, etc).
- Efésios 5:22-23 diz: "As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como a YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA); porque o marido é o cabeça da mulher, como também YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é o cabeça da Oholyao (congregação), sendo este mesmo o salvador do corpo".
- 1 Káfos (corrompido como 'Pedro') 3:1-6 diz: "Mulheres, sede vós igualmente submissas a vossos próprios maridos, para que, se alguns deles ainda não obedecem à palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas ..... estando submissas a seus próprios maridos, como fazia Sara, que obedeceu a Abruham, chamando-lhe amo, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma".
- 1 Yaohutám (corrompido como 'Timóteo') 2:11-15 diz: "A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o marido; esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado "adam varão", depois "adam varoa", que recebeu o nome de Khavyao (corrompido para 'Eva'). E "adam varão" não foi iludido, mas a "adam varoa", a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso". (Dúvidas quanto a "adam varão" e "adam varoa" clique aqui para esclarecimento.)
- Colossenses 3:18 diz: "Esposas, sede submissas aos próprios maridos, como convém em YAOHUH UL (IÁORRU UL)".
- Efésios 6:1-3 diz: "Filhos, obedecei a vossos pais em YAOHUH UL (IÁORRU UL), pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra".
- Colossenses 3:20 diz: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante de YAOHUH UL (IÁORRU UL)".
- Colossenses 3:22-23 diz: "Servos, obedecei em tudo aos vossos amos segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar a homens, mas em singeleza de coração, temendo a YAOHUH UL (IÁORRU UL). Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para YAOHUH UL (IÁORRU UL), e não para homens".
- 1 Yaohutám (corrompido como 'Timóteo') 6:1-2 diz: "Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra os próprios amos, para que o Nome YAOHUH (IÁORRU) e a doutrina não sejam blasfemados. Também os que tem amos fiéis não os tratem com desrespeito, porque são irmãos; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois eles que partilham do seu bom serviço, são yaohushuahim (irmãos em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)) e amados".
- 1 Tessalonicenses 5:12-13 diz: "Agora vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem em YAOHUH UL (IÁORRU UL) e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam".
- Filipenses 2:3 diz: "... considerando cada um os outros, superiores a si mesmo".
Obedecer a um homem como eu?
Já estudamos que a soberba sempre nos engana, colocando-nos para cima, aos nossos próprios olhos, o que nos faz considerar todos menores que nós, inclusive o Altíssimo, porque não há limite para a soberba enganar. Em nossa busca de nos humilharmos, passamos por um estágio em que já conseguimos ao menos entender, de coração, que YAOHUH UL (IÁORRU UL) é muitíssimo maior; mais tudo do que nós. Assim, nos convertemos e começamos a nos sujeitar a Sua vontade soberana. Contudo o nosso caminho de descida não acaba aí. Precisamos descer mais e entender de coração que há seres humanos investidos de autoridade sobre nossas vidas aos quais devemos olhar também como nossos superiores. Shaúl (corrompido como 'Paulo') falava com sabedoria quando escreveu em Filipenses 2:3: "...considerando cada um os outros, superiores a si mesmo". Nenhum ser humano é melhor ou superior a outro em sua natureza humana. Todos pecaram e carecem do esplendor de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Não se trata contudo de atentarmos para a pessoa em si, mas para a autoridade da qual a mesma se acha investida. É como uma farda que o policial veste sob a autoridade dos governantes do país e a partir daí respeitamos, não a pessoa que está dentro da farda como se ela tivesse autoridade dela própria, mas a pessoa vestida com a farda. Isso chama-se autoridade delegada, passada a outra pessoa; e já lemos nas escrituras quantas são as delegações de autoridade dadas por YAOHUH UL (IÁORRU UL). Quando um policial em pé num movimentado cruzamento de ruas, abre os braços e manda os motoristas pararem, todos param. Se eu for, ainda que vestido de terno e gravata, tentar parar o trânsito no meio da rua, ou vou ser atropelado ou vão me chamar de maluco; porque eu não me encontro investido daquela autoridade. Em se tratando de policiais e magistrados, a identificação é simples até mesmo para os ímpios que não tem visão espiritual; contudo, para nós que começamos a enxergar espiritualmente, iremos identificar autoridades também por meio de suas "fardas invisíveis" , as quais lhes foram vestidas por YAOHUH UL (IÁORRU UL), e estão amplamente relatadas nas escrituras. Você precisa de discernimento espiritual para poder perceber quem são aqueles que YAOHUH UL (IÁORRU UL) separou e preparou como autoridades entre os irmãos. Consulte-O e Ele certamente o fará perceber.
A grande maioria das pessoas tende a confundir a pessoa com a autoridade da qual a mesma se encontra investida. É um grande erro atentarmos para a pessoa em si ao invés de atentarmos para a autoridade que se encontra sobre ela. Os homens têm na sua natureza a tendência a questionar a obediência e submissão a alguém que é "igual" a eles. Não se trata de ser igual, melhor ou pior que nós e não se trata de quem seja, o que realmente importa é que YAOHUH UL (IÁORRU UL) a investiu de autoridade. Káfos nos ensina a sermos submissos a toda autoridade e não somente aos bons. Para a maioria dos homens torna-se mais fácil obedecer aos chefes "bonzinhos", torna-se mais fácil para as mulheres se submeterem aos maridos carinhosos, e aos filhos é mais fácil obedecer aos pais bondosos e meigos, contudo a nossa submissão em nenhum destes casos é provada. Obedecer a bons chefes, maridos, patrões, pais, governantes, demonstra mais bom senso do que propriamente submissão. A nossa submissão é posta realmente à prova quando nossos superiores, nessa vida, não são exatamente aquilo que sonhamos ou não nos tratam exatamente como achamos que merecemos. Muitos ainda hoje se colocam em litígio com seus superiores buscando descobrir quem de fato tem a razão ou quem de fato está certo. O Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) não se trata de quem está certo ou de quem tem a razão, mas sim de quem tem a autoridade e de quem está submisso. Para exemplificar, segundo o ponto de vista espiritual, num litígio entre um sargento e um general, pouco importa quem está com a razão. O sargento insubmisso certamente irá para a cadeia como resultado deste litígio. Tenho convicção que em litígios entre marido e mulher, pais e filhos, patrões e empregados, amos e servos, YAOHUH UL (IÁORRU UL) não se interessa pelo mérito da questão. Em princípio quem não se submete, se rebela, e nós fomos convidados à submissão e não à rebeldia. Se atentarmos para a pessoa que se encontra investida de autoridade certamente veremos erros inerentes a todo ser humano e nos será difícil submetermos. Contudo, não atentando para a pessoa e sim para a investidura como ao próprio YAOHUH UL (IÁORRU UL), então tudo fica diferente. O rebelde sempre procura justificar sua rebeldia apontando os defeitos (que certamente existem) dos seus superiores humanos. O desconhecimento da palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL) faz o rebelde pensar que os defeitos de seus superiores são razão aceitável para sua rebeldia. Se enganam. Os defeitos de nossos superiores não são sequer para serem observados ou cogitados, senão por aqueles que estão acima deles, ou seja, os superiores dos nossos superiores. Exemplo disso encontramos à luz das escrituras, Bereshiyt (Gênesis) 9:20-27, onde Noakh (corrompido como 'Noé'), após se embriagar, estava deitado nu. Seu filho Kham não só entrou e observou a nudez do pai como, desrespeitosamente, saiu a contar para os outros irmãos. Os outros dois irmãos, contudo, tiveram uma atitude perfeita de submissão, honra e respeito pelo pai. Entrando de costas para não verem a nudez do pai, o cobriram. Kham recebeu a maldição do pai, quando acordou, devido à sua atitude. É importante perceber aqui que nudez representa as nossas vergonhas, as nossas falhas, defeitos, erros. Muitos irmãos, infelizmente, ainda não se deram conta de quão nocivo é para a harmonia, a paz, o amor e principalmente a submissão, o observar-se a "nudez" dos superiores. YAOHUH UL (IÁORRU UL), que é perfeito, não nos trata segundo a nossa "nudez", quanto mais nós, que imperfeitos somos, não podemos de modo algum tratar com nossos superiores segundo suas imperfeições. Infelizmente muitos irmãos não só observam como também até comentam com outros irmãos sobre as falhas de alguém, do mesmo modo que agiu Cam. Temos que receber, de forma sólida, no íntimo, que todos têm alguma autoridade acima de si e que esta autoridade irá tratar com os defeitos e fazer correções necessárias a cada um.
A hierarquia do Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL)
Há um ponto chave em questão de autoridade no reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL). O reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) é uma hierarquia e só tem autoridade quem está sob autoridade. Esta lição nos foi dada, por estranho que pareça, pela boca de um centurião romano, o qual foi elogiado por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) em sua fé. Este centurião disse em Manyaohu (corrompido como 'Mateus') 8:9: "Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isso, e ele o faz". Este centurião tinha autoridade sobre seus soldados e sobre seu servo, pois lhe foi dada por seus superiores de Roma aos quais ele próprio devia obediência. Ele compreendia muito bem a questão de autoridade e submissão, por isso YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) admirou-se e disse aos que o seguiam em Manyaohu (corrompido como 'Mateus') 8:10: "Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Yaoshorul (corrompido como 'Israel') achei fé como esta".
Descer ou subir na vida?
Em nossa vida encontramos dois princípios que nos levarão por dois caminhos opostos: a soberba, o caminho de trevas no qual o mundo vive, é o caminho de "subida" na vida; é a busca de ascenção, de posições mais elevadas, de maior honra, prestígio, fama; é a busca de cada vêz mais ser servido e cada vêz menos servir; é a busca de ter cada vêz mais pessoas lhe obedecendo e cada vêz menos pessoas lhe mandando. Opostamente, a humildade é o caminho de "descida" na vida. É a busca de fazer-se cada vêz menor, sendo servo de todos. Há um maravilhoso paradoxo no reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL). O menor é o maior. É o menor que detem maior autoridade. Há uma forma de se tornar grande segundo o mundo e há uma forma de se tornar grande segundo YAOHUH UL (IÁORRU UL). Lucas 9:48 nos diz: "... porque aquele que entre vós for o menor de todos, este é que é grande". No reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) o caminho de crescimento é para baixo. É diminuindo que nos tornamos grandes. É simples entendermos que, em termos de autoridade espiritual, o mais humilde detem a maior autoridade. Encontramos ainda muitos, que estão buscando o lugar de cima em vêz do lugar de baixo, e é tarefa minha alertar sobre estas coisas. Não descarto o estudo aprofundado das escrituras, que é muito importante para os que vão ter autoridade sobre vidas; contudo, creio que o mais importante de todos os preparativos para a unção de autoridade é a humildade, sem a qual nenhum homem está apto a apascentar vidas. Como alguem pode conduzir um povo a se humilhar se ele próprio estiver embriagado de soberba? E o que YAOHUH UL (IÁORRU UL) quer do seu povo? Não é a humildade, que conduz à submissão e à dependência? As escrituras nos dizem em 1 Yaohutám (corrompido como 'Timóteo') 3:1 que: "Se alguém aspira ao episcopado excelente obra almeja". As escrituras não falam de "cargo", nem de "posição", nem de "fama", nem de "prestígio", e muito menos de "lucros". As escrituras dizem que "excelente obra almeja". Obra é serviço, trabalho. Servir é algo feito pelo menor. É o menor que serve ao maior. Quem almeja o episcopado deve se preparar para ser o menor e aquele que serve a todos. Isto deve ser a principal formação de autoridades espirituais, para, de igual modo, prepararem o rebanho de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) a eles confiado.
Principados e potestades têm autoridade?
Se principados e potestades não tivessem autoridade não seriam chamados de principados e potestades. Há anjos fieis e anjos caidos aos quais as escrituras se referem igualmente como principados e potestades, de acordo com a cadeia hierárquica a que pertencem. Os principados (príncipes) e as potestades (autoridades) fiéis a YAOHUH UL (IÁORRU UL) estão debaixo da estrutura hierárquica de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Os principados e potestades caídos estão debaixo da hierarquia e autoridade de ha-satan, o qual tem sua ação limitada pela mão poderosa de YAOHUH UL (IÁORRU UL) para assegurar o bom andamento da "aula". Sim, dentro da sua área que é a área da soberba, rebeldia e independência ele tem autoridade. Precisamos aqui entender algo extremamente importante para nossa vida e para as lutas espirituais que haveremos de enfrentar muitas vezes. Todas as vezes que entramos na sua área de autoridade, ha-satan tem autoridade para interferir na nossa vida. O meu patrão no trabalho tem autoridade sobre mim, porque eu trabalho na área de autoridade dele. Os demais patrões que há por aí afora não têm autoridade sobre mim, porque eu não trabalho na área deles. Caso eu venha a mudar de emprego, então um novo patrão terá autoridade sobre mim por estar eu, agora, na área de autoridade dele. Os meus filhos quando estão comigo estão debaixo da minha autoridade, mas se eles saem para passear com os pais de amigos, então a autoridade sobre meus filhos é passada para aqueles pais por estarem os meus filhos na área de autoridade deles. Se alguém mora num condomínio e há um síndico neste condomínio, então estará sujeito à autoridade deste síndico por estar na sua área. Se por acaso se mudar para outro condomínio passará a estar debaixo da autoridade de outro síndico, pois estará na área de autoridade dele. Por semelhante modo, se viajarmos para outro país estaremos debaixo da autoridade daquele país, devendo obediência às leis daquele país e aos governantes do mesmo.
Com relação a áreas de atuação espirituais, não podemos raciocinar de forma física como uma mudança de emprego ou de residência. O que determina em que área de autoridade nos encontramos espiritualmente são os princípios pelos quais vivemos. Quando agimos em conformidade com os princípios de luz estamos na área de autoridade de YAOHUH UL (IÁORRU UL), debaixo de Sua bênção, proteção, etc. Quando alguém começa a agir segundo os princípios de trevas, está se pondo debaixo da autoridade dos principados e potestades malignos. A isso costumanos denominar "dar lugar a ha-satan". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), perto do dia de Sua morte, disse: "Vem aí o príncipe deste mundo, mas ele não tem nada em mim". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) estava dizendo que não havia qualquer atuação Sua na área de autoridade de ha-satan, e por isso, ha-satan não tinha autoridade alguma sobre Ele. Estava imune. São os princípios que estabelecem as fronteiras entre o reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) e o reino das trevas.
Quando nos colocamos debaixo da autoridade de YAOHUH UL (IÁORRU UL) por meio dos princípios de luz de Seu Reino, somos bem aventurados, porque estamos debaixo do ULHIM que, por ser totalmente humilde, é misericordioso, protetor, abençoador, dadivoso, longânimo, e mais uma infindade de princípios derivados da humildade. Quando porém alguém dá lugar a ha-satan, pela atuação na sua área espiritual dos princípios de trevas, esta pessoa está se sujeitando ao seu ódio, desejo de destruição, enfermidades, pecados, opressão, loucura, intransigência, falta total de perdão e misericórdia ou mesmo morte; enfim, todos os princípios procedentes da soberba. E só existe uma única cura para isso: humilhar-se e pedir perdão a YAOHUH UL (IÁORRU UL), o Altíssimo, pelo poder purificador do sangue de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA).
Temos um exemplo muito ilustrativo desta realidade espiritual relatada nas escrituras com relação a Káfos, um homem muito usado por YAOHUH UL (IÁORRU UL), mas que algumas vezes se pôs debaixo da área de autoridade de ha-satan, e recebeu sérias consequências por isso. Se lermos o acontecimento relatado em Manyaohu (corrompido como 'Mateus') 26:30-35, e também em Lucas 22:31-34, veremos que os dois textos se encaixam maravilhosamente. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) afirmou que quando Ele fosse preso e ferido, todos os discípulos iriam se escandalizar, fugir, se apartar com medo. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não disse que isso poderia acontecer. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) afirmou que aconteceria. Diante de tal afirmação, a primeira coisa que Káfos fêz foi desmentir YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) face a face, fazendo-O mentiroso, como se ele, Káfos, soubesse mais das coisas que estavam para vir do que o próprio Verbo em carne, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Grande manifestação de soberba! Káfos estava desmentindo o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), no Qual habita toda a plenitude da natureza de ULHIM! A seguir veio a segunda manifestação de soberba, agora com relação aos demais discípulos. Káfos disse: "Ainda que todos se escandalizem de Ti, eu não me escandalizarei". Káfos estava afirmando que sua situação espiritual era muito melhor do que os demais discípulos. Káfos estava afirmando sua superioridade em relação aos demais. Quando alguém entra na área de autoridade de ha-satan, se coloca sujeito à autoridade que governa aquela área. Em consequência disso vemos no texto de Lucas ha-satan reivindicando sua autoridade na área das trevas para "cirandar" a Káfos, e, mais importante, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) concedendo que ha-satan exercesse a autoridade que tem na área das trevas para atuar sobre Káfos. Esta permissão concedida por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), ao contrário do que alguns inadvertidos possam pensar, iria redundar em bênção para Káfos e não em sua destruição; contudo, aos que insistem em viver na área espiritual de autoridade de ha-satan e seus demônios, estão sujeitos a uma ida sem volta por entrarem em algemas e grilhões. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) orou por Káfos para que ele se recuperasse da queda que ha-satan lhe imporia e que pudesse, com a lição, se humilhar, o que de fato aconteceu, porque o falar de Káfos mudou radicalmente de quando desmentia o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) para agora dizer em Yaohukhánan (corrompido como 'João') 21:17: "Tu sabes todas as coisas".
Pode alguém substituir uma autoridade da qual não gosta?
Há autoridades que são substituídas na nossa vida, outras não. Nossos pais não podem ser substituídos, a menos que sejamos órfãos e alguém nos adote como filhos. YAOHUH UL (IÁORRU UL) é a suprema autoridade de todos os céus e isso não pode jamais ser mudado; contudo, patrões mudam, apascentadores mudam, presidentes mudam. Às vezes por nossa própria vontade e às vezes pela vontade de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Há algo aqui muito importante para aprendermos quanto a esta questão. Quando alguém se sente incomodado por uma determinada autoridade, por exemplo um patrão, e em consequência disso procura um outro emprego, sem que YAOHUH UL (IÁORRU UL) assim o tenha orientado, na verdade esta pessoa não reconhece que há nesta pessoa a autoridade do Altíssimo para tratar com sua vida. Ela pensa que é a pessoa que está falando com ela e não o Altíssimo que esteja falando por meio da autoridade que Ele mesmo delegou. Por acaso iria YAOHUH UL (IÁORRU UL) delegar autoridade e não se responsabilizar por isso? Se entendermos que é YAOHUH UL (IÁORRU UL) que está exercendo a autoridade através das pessoas às quais delegou, então inútil nos será tentar fugir do que YAOHUH UL (IÁORRU UL) tem para nosso tratamento por meio daquela autoridade. Conheço muitos que consideravam seus patrões muito duros com eles e mudaram para outra empresa, onde encontraram um patrão ainda mais severo no trato com aquela área das vidas deles, que YAOHUH UL (IÁORRU UL) estava tratando através do antigo patrão. Se entendemos que as autoridades são instituidas e delegadas por YAOHUH UL (IÁORRU UL), e que é o próprio YAOHUH UL (IÁORRU UL) que se responsabiliza por isso, então é tolice acharmos que podemos nos esconder de YAOHUH UL (IÁORRU UL) em algum lugar onde a nossa vontade possa prevalecer e não a de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Como só existem o reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) e o reino das trevas, ao esconder-se de um cai-se imediatamente no outro.
Uma nota final nesta parte, embora não menos importante, é que os principios de luz ou de trevas estão nas pessoas, independente de que religiões ou crenças tenham, e podemos todos estar certos de que se alguém é rebelde numa religião, mesmo que esta religião seja totalmente enganosa, ele será rebelde em qualquer outra, mesmo se um dia quiser adentrar o Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL), pela fé em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Os princípios que estão no coração, as pessoas levam para onde quer que forem. Quando recebo irmãos que visitaram o site, e, crendo, pediram para entrar em contato conosco, muitas vezes percebo que em sua crença ou religião anterior, ainda que enganosa, ele era humilde e obediente ao que lhe ensinavam, mesmo que fossem enganos. Ele não era rebelde contra os seus líderes, era respeitador, e até mesmo ao deixar aquela entidade religiosa o fez de forma respeitosa e sem nenhuma contenda, apenas apresentando o fato de ter conhecido a verdade escritural. Há outros que desde o primeiro dia já despejam impropérios contra os líderes de sua antiga religião, os ofendem, os chamam de mentirosos, e se fôssemos investigar mais a fundo sua vida naquela religião, embora enganosa, veríamos que o princípio da soberba e rebeldia sempre operaram em sua vida, e que precisam de imediato serem removidos, sendo substituídos pela humildade e submissão, uma vez que sem humildade e submissão não há como viver (ou sobreviver) no Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL). YAOHUH UL (IÁORRU UL) não deseja pessoas que venham para o Seu Reino por terem se rebelado contra suas antigas crenças enganosas e seus líderes, porque uma vez rebelde lá, certamente rebelde cá. Nosso ensino a todos os que nos procuram deve sempre começar pela humildade, caso contrário estaremos trazendo sérios problemas para o Corpo de YAOHUSHUA.
|