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PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS - Parte 2 Partes: 1 2 3 4 5 6 7    Anterior    Próxima   
Apresentando as escrituras como confirmação de conceito
  • Tehilot (Salmos) 19:13 - "...também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então serei irrepreensível, e ficarei livre de grande transgressão."
  • Maushlem (Provérbios) 8:13 - "O temor do Altíssimo consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."
  • Maushlem (Provérbios) 11:2 - "Em vindo a soberba sobrevem a desonra, mas com os humildes está a sabedoria."
  • Maushlem (Provérbios) 14:3 - "Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão."
  • Maushlem (Provérbios) 16:18-19 - "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos."
  • Maushlem (Provérbios) 29:23 - "A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra."
  • Dayan-ul (corrompido como 'Daniel') 4:37 - "... exalto ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba."
  • Dayan-ul (corrompido como 'Daniel') 5:20 - "... quando porém o seu coração se elevou e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele o seu esplendor."
  • Avodyaohu (corrompido como 'Obadias') 3 - "A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra? Se te remontares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derrubarei, diz o Altíssimo".
  • Tehilot (Salmos) 101:5 - "... o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei."
  • Tehilot (Salmos) 138:6 - "O Altíssimo é excelso, contudo atenta para os humildes; os soberbos ele os conhece de longe."
  • Maushlem (Provérbios) 15:25 - "O Altíssimo deita por terra a casa dos soberbos ... "
  • Habakuk (Habacuque) 2:4 - "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé."
  • Malaokhi (corrompido como 'Malaquias') 4:1 - "Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz YAOHUH ha-Tzevaot (Comandante dos Exércitos)... "
  • Lucas 1:51 - " ... agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes."
  • Yaohucáf (corrompido como 'Tiago') 4:6 - "YAOHUH UL (IÁORRU UL) resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."
  • Yaohucáf (corrompido como 'Tiago') 4:10 - "Humilhai-vos na presença do Altíssimo e Ele vos exaltará."
  • 1 Káfos (corrompido como 'Pedro') 5:5 - "Cingi-vos todos de humildade, porque YAOHUH UL (IÁORRU UL) resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de YAOHUH UL (IÁORRU UL), para que Ele em tempo oportuno, vos exalte ..."
  • Maushlem (Provérbios) 22:4 - "O galardão da humildade e o temor do Altíssimo são riquezas e honra e vida."
  • Atos 20:19 - " ... servindo ao Altíssimo com toda a humildade ... "
  • Tehilot (Salmos) 147:6 - "O Altíssimo ampara os humildes ... "
  • Manyaohu (corrompido como 'MATEUS') 11:29 - "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração ... "
  • Manyaohu (corrompido como 'MATEUS') 18:4 - "Portanto aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus".
  • Yaoshuayaohu (corrompido como 'ISAÍAS') 2:11-17 - "Os olhos altivos dos homens serão abatidos e a sua altivez será humilhada; só o Altíssimo será exaltado naquele dia. Porque o dia de YAOHUH ha-Tzevaot (Comandante dos Exércitos) será contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta para que seja abatido."
  • 2 Crônicas 34:27 - "Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante YAOHUH UL (IÁORRU UL), quando ouviste as suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, rasgaste as tuas vestes e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Altíssimo".
  • Yaoshuayaohu (corrompido como 'ISAÍAS') 26:4 - "Confiai no Altíssimo perpetuamente, porque YAOHUH UL (IÁORRU UL) é uma rocha eterna; porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a até a terra, e até ao pó."
  • Kozokiul (Corrompido como 'EZEQUIEL') 21:26 - " ... assim diz YAOHUH UL (IÁORRU UL): Tira o diadema e remove a coroa: o que é já não será o mesmo: será exaltado o humilde e abatido o soberbo. "
  • Manyaohu (corrompido como 'MATEUS') 23:12 / Lucas 14:11 / Lucas 18:14 - "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado".
De que forma os princípios atuam e se manifestam em nós ?

As escrituras são extremamente claras em apresentar o homem como constituido de três partes, quais sejam: o espírito, a alma e o corpo. O espírito é a parte do ser humano que é intangível, que transcende toda a percepção natural dos sentidos por não ser material e nem tampouco mensurável ou dedutível. O Altíssimo é espírito e criou o homem à Sua imagem e semelhança, também um espírito. A única forma de tomarmos conhecimento da existência do espírito é através das escrituras, por meio da fé, da mesma maneira que primeiramente conhecemos a verdade e nela cremos. As escrituras nos falam sobre duas classes de pessoas: os que creram em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) e receberam com isso a salvação, e os que não creram, e portanto continuam mortos em seus pecados. As duas classes possuem espírito? Sim. O espírito dos salvos está em YAOHUH UL (IÁORRU UL), e é habitação do Altíssimo, e recebe a vida do Altíssimo, e tem comunhão com o Altíssimo. O espírito dos incrédulos está desligado da comunhão com o Altíssimo, é ausente do Altíssimo, não recebe vida espiritual proveniente do Altíssimo, é inimigo do Altíssimo. Quando alguém crê na Preciosa Mensagem de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), seu espírito renasce, abandonando a condição de desligamento de YAOHUH UL (IÁORRU UL) para um religamento, tendo sua comunhão restaurada e a honra maior da presença do Altíssimo nele. O espírito humano, em suma, é a nossa parte de existência no plano invisível, quer esteja ela restaurada, renascida e ligada ao Altíssimo ou não. Os anjos caídos são espíritos e existem, contudo estão desligados do Altíssimo, são inimigos do Altíssimo e estão espiritualmente mortos. Note que estar espiritualmente morto não significa não ter espírito, e sim, estar desligado do Altíssimo e da Sua comunhão. Os anjos fiéis são também espíritos, contudo gozam da comunhão com o Criador, andam na Sua presença e são guiados por Ele; estão vivos.

A alma humana e o corpo humano são tangíveis e mensuráveis. Alma é a parte de nós mais comumente chamada de "mente". É onde está nossa inteligência, raciocínio, percepção, emocões, sentimentos, memória, sabedoria, etc. Nossa alma é constatável e mensurável. Podemos medir a inteligência de alguém. Podemos saber se alguém é muito ou pouco emotivo, podemos saber se alguém é muito ou pouco sábio. Tomamos conhecimento da existência da alma por constatação e não por fé, como é o caso do espírito. Na alma humana está o caráter, a personalidade, a percepção de nós mesmos e dos outros. A alma humana toca de um lado o plano espiritual, o espírito do homem, com o qual se comunica, e de outro lado o corpo humano, com o qual interage.

O corpo humano é de percepção óbvia, constatável por todos os sentidos. É a parte de nós que toca o plano material, visível, através do qual realizamos atividades.

Nosso estudo não visa, entretanto, nenhum aprofundamento na composição do homem. A apresentação do homem como um ser espíritual, com alma e corpo visa a estabelecer um entendimento maior da submissão nos três níveis. YAOHUH UL (IÁORRU UL) espera submissão do homem inteiro e não de parte dele somente. O ser humano é um espírito que possue uma alma e habita um corpo físico. As três partes, entretanto, são extremamente interligadas e dificílimo para nós saber onde acaba uma e começa a outra. Contudo, os princípios se manifestam no homem por completo: espírito, alma e corpo.

O homem manifesta princípios através do que ele:

a) Faz;
b) Diz;
c) Pensa;
d) Crê.

Analisemos, pois, à luz das escrituras, a manifestação dos princípios nas três partes do homem.

I - A submissão manifesta através do corpo

Quando falamos em obediência, normalmente o que nos referimos é a esta submissão manifesta através do corpo. Ela envolve atitudes tais como ir ou não ir, falar ou calar, olhar ou não olhar (lembra-se da mulher de Lot (corrompido como 'Ló')?), pegar ou não pegar, comer ou não comer, enfim, toda e qualquer ação ou ausência de ação por meio do corpo físico. A obediência é, assim, parte da submissão, e não é a submissão como um todo. As escrituras estão repletas de mandamentos que envolvem ação por meio do corpo. Há inúmeros "Ide" , "permanecei", "subi", "descei", "não toqueis", "não comais", etc. Apesar de ser muito importante, esta manifestação externa da submissão é a de mais baixo nível, porque tudo aquilo que fazemos por meio do corpo depende da submissão a um nível imediatamente superior que é a submissão manifesta na alma. Os frutos dos princípios que atuam na nossa alma acabam por se manifestar no corpo, mais cedo ou mais tarde.

II - A submissão manifesta na alma

A submissão da alma nem sempre é evidente por não estar necessariamente se exteriorizando, contudo, YAOHUH UL (IÁORRU UL) a vê com toda a clareza, e além disso, aquilo que tivermos na alma acabará por se manifestar no corpo de algum modo. A submissão na alma diz respeito a como tratamos os ensinamentos escriturais sobre nossos pensamentos, nossa mente, nossas emoções, nossas lógicas, nossas vontades. Quando o princípio que atua em nossa alma é a soberba, certamente serão cometidos pecados de alma, só visíveis por YAOHUH UL (IÁORRU UL) naquele momento, mas que poderão também vir para fora de algum modo. Vejamos alguns textos escriturais que se referem à atuação da submissão da alma. São textos que se referem a algo interno, na alma, sem que haja, de imediato, alguma manifestação externa.

  • Filipenses 4:8 - "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma boa qualidade há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento".
  • 2 Corintios 10:5-6 - "... e levando cativo todo pensamento à obediência de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)...".
  • Efésios 4:26 - "Irai-vos e não pequeis...".
  • 1 Coríntios 1:10 - "Rogo-vos, irmãos, pelo Nome de nosso Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer".
  • Salmo 104:34 - "Seja-lhe agradável a minha meditação...".
  • Colossenses 3:1 - "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra".
  • Deuteronômio 15:9 - "Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração...".
  • Gálatas 5:19-20 - "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: ........ discórdias .....".
A visão judaica da lei era relativa a uma submissão exclusivamente a nível de obediência física. Não havia uma visão de submissão na alma, nem no espírito. O yaohudi (judeu) entendia que se ele não se deitasse com outra mulher não estaria adulterando, e assim se achava cumpridor exemplar da lei. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), porém, veio esclarecer adequadamente que, se ele não se deitasse, mas "olhasse com olhar libidinoso", ele no seu íntimo já estava adulterando. O adultério estava sendo consumado nos pensamentos. Quando alguém está irado (a ira é uma emoção e faz parte da alma humana) muitas vezes sua mente começa a trabalhar no sentido de conduzir a uma agressão, revide, vingança, etc. Nesta hora é que devemos "levar nossos pensamentos cativos à obediência de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)" para não pecar. Conduzir o nosso pensamento às boas qualidades e aos louvores; se assim não for, acabaremos pecando por meio do corpo, um pecado que se consumou antes na alma, por não levar todo pensamento cativo à obediência de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). As escrituras dizem: "Irai-vos, mas não pequeis". Uma enorme manifestação da soberba na alma é a discórdia. Há pessoas que são "do contra". Sempre prontos a discordar e discutir questões. Discórdia é um dos frutos da carne segundo Gálatas 5. A discórdia, como princípio de trevas que é, tem sua origem na soberba. Quando alguém tem a discórdia como coisa comum em suas atitudes mentais, na realidade ela pensa que é dona de toda a sabedoria e entendimento, e que, o que os outros dizem, são bobagens e estão errados. Isto é soberba. Divisões no corpo começam por discórdias. As escrituras nos ensinam que devemos pensar a mesma coisa e sermos todos de uma mesma disposição mental. Se não nos humilharmos na alma para podermos considerar que não somos os mais entendidos, nem os mais sábios, entraremos facilmente pelas discórdias e intermináveis discussões de opinião. Se as escrituras nos afirmam (e a humildade também) que somos as coisas loucas do mundo, como teremos nossos pensamentos propensos à discórdia? Quando as escrituras recomendam que sejamos tardios no falar e prontos para ouvir, está nos ensinando a colocar o que os outros dizem antes das nossas próprias opiniões. Quando converso com irmãos acerca deste assunto, invariavelmente surge a pergunta: "E se alguém disser alguma coisa absurda, errada e até blásfema"? É muito importante que possamos fazer clara distinção entre ter um ponto discordante e ter uma disposição mental discordante. As escrituras não dizem para não falarmos nunca, mas sim para que sejamos tardios no falar. Tardios, por que? Para podermos ponderar sobre o que ouvimos, podermos orar sobre o que nos foi dito. Considerar com importância o que nos é dito é considerar os outros superiores a nós mesmos, como Filipenses 2:3 recomenda. Também, em termos de palavras, há uma sutil diferença entre trocarmos opiniões e discutirmos opiniões. Trocar opiniões é estar com a mente e o coração abertos para a verdade, que é o que interessa. Trocar opiniões é procurar, no que os outros dizem, a parcela da verdade (parcela porque não somos oniscientes) que YAOHUH UL (IÁORRU UL) concedeu àquela pessoa. Quando discutimos opiniões, o que está operando é algo muito diferente do que a busca da verdade: é soberba produzindo o desejo de prevalescer. A busca da verdade sobre uma questão não produz divisões. A discussão de opiniões, essa sim, traz divisões. Pensar a mesma coisa e ter a mesma disposição mental não é tão difícil como parece. Isso só não tem acontecido em larga escala, até hoje, por causa da soberba, que ainda encontra lugar nos corações e nas mentes.

Os nossos pensamentos, em sua maioria, utilizam nossas memórias para criações, comparações, imagens, sons, palavras, sensações, etc. Nossas memórias, associadas a nossa personalidade, são o material usado por nossa mente para trabalhar e produzir uma infinidade de pensamentos, os quais podem vir a se tornar ações do corpo físico. Nosso crescimento e aperfeiçoamento no reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) compreendem, não só um renascimento espiritual, que é o passo inicial, como também uma renovação de mente recomendada em Romanos 12:2. Segundo Romanos 12:2, a renovação da nossa mente é que vai permitir compreendermos a boa, agradável e perfeita vontade de YAOHUH UL (IÁORRU UL). A vontade perfeita do Altíssimo não cabe, não se encaixa numa mente segundo os princípios de trevas que há no mundo. Encaixa-se, porém, perfeitamente, numa mente segundo a luz dos princípios de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Renovarmos a nossa mente significa torná-la nova. Para colocar o que é novo temos que retirar o velho, e isso é um processo que começa por expulsar a soberba com a humildade. É por aí que a renovação começa. Quando terminar este estudo, visite o link "Importa nascer de novo", o qual é bastante esclarecedor sobre como tudo que é velho em nós deve ser substituído pelo que realmente faz parte da nova criatura.

III - A submissão manifesta no espírito

As escrituras tratam da submissão manifesta no espírito por uma pequena palavra: chama-se Fé. Fé é crer em tudo aquilo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) diz ou disse um dia. Quando estudamos o princípio da submissão, pudemos entender que há a submissão ativa (agirmos em função de ordens dadas) e a submissão passiva (não agirmos por não haver ordem nenhuma). A fé, sendo a submissão do espírito, opera da mesma forma. Fé é crer em tudo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) diz ou disse, e não crer em nada que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não disse. A fé é a submissão do espírito à realidade que é criada toda vêz que YAOHUH UL (IÁORRU UL) diz alguma coisa. YAOHUH UL (IÁORRU UL) traz à existência aquilo que não existe por meio da Sua Palavra. Aquilo, pois, que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não disse, não existe. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é claramente apresentado na Preciosa Mensagem de Yaohukhánan (corrompido como 'João'), como o "Devar" (Palavra, Verbo); a Palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Yaohukhánan declara, em sua Preciosa Mensagem, que todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele, nada do que foi feito se fêz. Portanto, o que quer que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não tenha dito, através de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), não existe. Quando não cremos no que YAOHUH UL (IÁORRU UL) disse, nós o estamos fazendo mentiroso e negando a realidade. Isso é soberba e rebeldia espiritual. Por outro lado, quando cremos em algo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não disse, estamos igualmente em soberba e rebeldia espiritual, porque estamos nos fazendo iguais a YAOHUH UL (IÁORRU UL) e criando para nós mesmos uma ilusória realidade particular. Muitas pessoas confundem fé com esperança. Fé é certeza, pois é em função do que YAOHUH UL (IÁORRU UL) disse, e Ele não mente. Esperança não é certeza, é espera em função dos inúmeros atributos benignos de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Enquanto YAOHUH UL (IÁORRU UL) não diz algo específico para nós, temos esperança acerca de algum assunto. Depois que Ele nos diz, temos fé, se é que os princípios de luz operam em nosso espírito. Sem humildade não há fé. As escrituras nos mostram Káfos (corrompido como 'Pedro') em diversas situações, dentre as quais gostaria de comentar uma especial, para ilustrar o que estamos falando sobre a submissão no espírito, ou fé. Os discípulos se encontravam num barco afastado da praia, quando YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) veio se aproximando por sobre as águas. Eles se espantaram muito com aquilo, pois nunca tinham visto ninguém andar sobre as águas. Pensaram se tratar de um espírito. Foi então que Káfos (Pedro), já pensando na possibilidade grande de que se tratasse de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), disse: "Maor, se és Tu, ordena que eu vá ter contigo por sobre as águas". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) lhe respondeu: "Vem". A partir dai Káfos saiu do barco e começou a caminhar por sobre as águas em direção a YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Prestando então atenção no vento forte e nas ondas, Káfos começou a afundar e foi preciso que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) o segurasse. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) então lhe perguntou: "Porque duvidaste"? Muitas coisas interessantes podemos extrair destes acontecimentos. A primeira delas é que enquanto não há a Palavra, não há a realidade para crermos. Káfos não saiu do barco tentando andar sobre as águas só porque estava vendo YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) fazê-lo. Káfos solicitou uma ordem de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) para que aquela realidade fosse criada. Aguardou dentro do barco que a ordem saisse, até que saiu. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse: "Vem". Ao pronunciar a Sua palavra, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não fez com que a água do mar endurecesse, nem que Káfos ficasse tão leve que não afundasse. Ele simplesmente criou uma nova realidade para aquele momento, algo como um piso invisível sob os pés de Káfos e sob os Seus próprios, que os sustentava, e este piso era a Sua Palavra. Se Káfos saisse antes da palavra ser pronunciada, teria certamente mergulhado no mar, pois o piso só existiu após a Palavra. A dúvida é a rebeldia espiritual àquilo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) diz. Káfos começou a se rebelar (descrer) da palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) em função das circunstâncias que o cercavam, o vento e as ondas. Devemos sempre nos lembrar que nossos princípios serão provados, principalmente os que atuam na alma e no espírito para que venham para fora. Inúmeras vezes teremos uma palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL) na qual creremos e as circunstâncias ao redor nos dizendo o oposto do que YAOHUH UL (IÁORRU UL) disse. Assim, nossa submissão do espírito, a fé, é provada.

Por outro lado, é muito perigoso crer naquilo que YAOHUH UL (IÁORRU UL) jamais disse. Muitas pessoas chamam isso de fé, mas é simples crendice. A fé deve ser sempre precedida pela palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL). E para que nenhuma esperança nossa venha a ser frustrada, é bom colocá-la após a fé, não antes da fé. Cremos e então esperamos, para não esperarmos algo que jamais sucederá.

As escrituras nos mostram toda esta verdade quando afirmam em Romanos 10:17: "E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)". Não pode haver fé se não houver primeiramente a Palavra. Ninguém pode pregar o que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não disse, e ninguém pode crer no que YAOHUH UL (IÁORRU UL) não disse. Por outro lado, se YAOHUH UL (IÁORRU UL) diz ou disse algo, esta é a realidade na qual devemos crer, nos submetendo espiritualmente.

Aos demônios não lhes é permitido ter fé, porque vivendo eles no reino espiritual, não têm conhecimento por meio de fé e sim por vista. Eles vêem as coisas que YAOHUH UL (IÁORRU UL) faz, constatam por vista e não por fé. A nós, homens, que nos é vedado o enxergar das coisas espirituais com nossos olhos naturais; só podemos vê-las por fé, baseados única e exclusivamente na palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Por isso YAOHUH UL (IÁORRU UL) criou o firmamento em Bereshiyt (Gênesis) 1:6, fazendo separação entre o reino espiritual e o mundo natural. Se o firmamento não bloqueasse nossa visão natural das coisas espirituais, não poderíamos andar por fé e sim andaríamos por vista. Quem anda por vista não é bem-aventurado, mas sim quem anda por fé, pois exerce submissão ao nível do espírito. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse a Tomé: "Porque viste, creste. Bem-aventurados os que não viram e ainda assim, creram".

É muito importante em nossa vida prática renascida do dia-a-dia, que busquemos a palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL) sobre os assuntos que apresentamos a Ele; nossas necessidades, planos, anseios, etc. Uma vêz que recebemos a palavra, descansamos e esperamos, enquanto nossa fé é provada. É preciso que nossa fé venha para fora e seja exibida, porque a fé sem as obras é morta. Cada um de nós age conforme crê. O que fazemos por meio do corpo é proveniente da alma que por sua vêz é proveniente do espírito. O que for realmente a nossa fé no espírito, isso serão as nossas ações no corpo. É como um rio cuja nascente é o espírito e deságua no corpo para se exteriorizar. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse que aquele que nEle cresse, do seu interior (o espírito) fluiriam rios de água viva (os seus princípios de luz).

Não é, pois, difícil, entendermos porque Hebreus 11:6 nos afirma que "sem fé é impossível agradar a YAOHUH UL (IÁORRU UL)".

Uma representação gráfica

A figura que se apresenta a seguir, tem o objetivo de ser um esclarecimento visual, uma representação gráfica de posições espirituais e suas características e relacionamentos.


O maior abençoa o menor. ( Hebreus 7:7)
O maior protege o menor. (Lucas 13:34-35)
O maior governa o menor. (Romanos 13:1-3)
O menor serve ao maior. (Lucas 22:27)
O menor obedece ao maior. (Mateus 8:9 e Efésios 6:5)

Certamente muitos outros relacionamentos poderiam ser representados aqui entre o maior e o menor, contudo creio que estes sejam suficientes por agora, dentro do escopo deste estudo.

Mais uma representação gráfica como lembrete


YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) o grande vencedor
  • Colossenses 2:15 - "... e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles no madeiro".
  • Filipenses 2:5-11 - "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, pois Ele, subsistindo em forma de ULHIM, não julgou com usurpação o ser igual ao Altíssimo; antes, a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte no madeiro. Pelo que também YAOHUH UL (IÁORRU UL) O exaltou sobremaneira e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao Nome YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) se dobre todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, é ULHIM (Soberano, Altíssimo, Todo-poderoso) para o esplendor de YAOHUH AB, (IÁORRU o Pai)".
  • 1 Coríntios 1:30-31 - "Mas vós sois dele, em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, o qual Se nos tornou da parte de YAOHUH UL (IÁORRU UL) sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que exulta, exulte-se em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)".
Em primeiro lugar precisamos ter uma visão clara do que foi realmente a obra e a vitória do nosso Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, com relação à exibição completa dos princípios de luz. Logo de início é necessário constatarmos que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) veio ao mundo como homem e não como ULHIM. Ele Se despiu totalmente de Seus atributos de ULHIM e esteve entre nós como homem, sem pecado. Este fato é extremamente relevante para o nosso estudo, uma vêz que, iremos constatar, justamente, que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) sendo o Filho Unigênito de YAOHUH UL (IÁORRU UL), abriu mão de Seu esplendor e de todos os Seus atributos de ULHIM, e como homem, não usurpou o ser igual ao Altíssimo. Ninguém, mais do que Ele, poderia reivindicar Seus direitos de ULHIM; afinal, Ele é o Filho Unigênito de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Entretanto, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não veio a nós como ULHIM (Altíssimo), e sim como homem, por causa do princípio de luz da humildade. Ha-satan, o 'kerub' caído, que é um ser criado, feito pelas mãos de YAOHUH UL (IÁORRU UL), sem nenhuma espécie de parentesco com ULHIM, criatura e não criador, este sim, usurpou o ser igual a YAOHUH UL (IÁORRU UL), pela soberba. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) veio para aniquilar a soberba. Aquele que nunca foi, usurpou ser, por causa da soberba; Aquele que sempre foi e sempre será, abriu mão de ser, para, como homem, exibir o princípio da humildade.

YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foi a mais completa manifestação da sabedoria de YAOHUH UL (IÁORRU UL) e dos princípios do Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Nele YAOHUH UL (IÁORRU UL) centralizou toda a Sua obra, todas as Suas soluções, todos os Seus planos, toda a Sua vitória e todo o Seu esplendor. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Verbo (Devar-YAOHUH) de YAOHUH UL (IÁORRU UL), foi enviado pelo Pai com uma infinidade de propósitos harmônicos e praticamente simultâneos. O primeiro e grande propósito, de vitória sobre os princípios de soberba, rebeldia e independência, seria realizado ao mesmo tempo em que a nossa salvação também seria alcançada. O preço da nossa salvação, a morte de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) de forma extremamente dolorosa e humilhante, só poderia ser pago por Ele estando inteiramente humilde, submisso ao Pai e dependente do Pai. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse: "Eu não vim para fazer a Minha vontade e sim a vontade dAquele que Me enviou". Esta frase mostra que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) também tinha, como todos nós, a Sua própria vontade, contudo a submissão fazia com que a vontade do Pai estivesse em primeiro lugar. Diz a escritura que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foi submisso até a morte, e morte no madeiro. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) venceu a soberba, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) venceu a rebeldia, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) venceu a independência, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos libertou de toda dívida e de todo pecado para podermos também ser participantes em Sua vitória, em Sua humildade, em Sua submissão, e em Sua dependência do Pai. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) era totalmente dependente do Pai. Ele sempre disse: "Eu não faço nada de Mim mesmo senão aquilo que Eu vejo o Pai fazer". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) passou por lutas inimagináveis entre a Sua vontade e a vontade do Pai no Getsemani, a ponto de suar sangue, contudo Suas palavras foram "...que não seja a Minha vontade, mas a Tua", e Se submeteu até a morte. Quando YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), no madeiro, disse: "Está consumado", instantes antes de Sua morte, de fato a soberba tinha sido vencida, de fato a rebeldia tinha sido superada, de fato a independência havia sido envergonhada, de fato a salvação tinha sido aberta aos que cressem, de fato a obra de YAOHUH UL (IÁORRU UL) estava completa, perfeita. Externamente a aparência era de derrota, segundo a visão do mundo, mas no Reino Celestial, onde tudo é o real, onde tudo é mais real do que as coisas visíveis, porque as coisas visíveis vieram a existir a partir das invisíveis, sim, no Reino dos Céus um Trono de Esplendor estava reservado ao Vencedor. O homem natural se sente vencedor quando a sua vontade prevalesce, contudo o homem espiritual sabe que venceu quando se submeteu à vontade superior. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) implantou o Reino de YAOHUH UL (IÁORRU UL) neste mundo por meio da humildade, submissão e dependência e, conforme Colossenses 2:15, os principados e potestades foram despojados e publicamente expostos ao desprezo quando YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) triunfou no madeiro.

Precioso e maravilhoso é percebermos o antagonismo entre luz e trevas, a diferença radical entre a atitude de ha-satan, o 'kerub' caído, e a atitude do Homem YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Ha-satan, sendo um ser criado por YAOHUH UL (IÁORRU UL), não sendo o Altíssimo, se ensoberbeceu a ponto de querer ser como o Altíssimo. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), ao contrário, sendo o Altíssimo Filho, "não julgou com usurpação o ser igual ao Altíssimo", Se esvaziou, Se humilhou e Se submeteu até a morte! É também importante observar o que as escrituras nos dizem sobre os resultados dessas atitudes. "Todo aquele que a si mesmo se humilhar, será exaltado e todo aquele que se exaltar, será humilhado". Ora, o texto de Filipenses nos revela que YAOHUH UL (IÁORRU UL) já cumpriu esta escritura em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), exaltando-O sobremaneira, como Colossenses nos mostra que ha-satan e seus demônios já foram humilhados, expostos ao desprezo.

Nosso grau de dependência de YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode ser muito bem avaliado pela quantidade de ajuda que nós sempre queremos dar a Ele nas diversas situações. Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que a dependência não nos tira de nossas responsabilidades; contudo, precisamos avaliar, ao certo, o que estamos fazendo por exercício de responsabilidade e o que estamos fazendo por querer ajudar ao Altíssimo. Quando tentamos ajudar ao Altíssimo, isto, sem dúvida, provém da soberba. É muita altivez de coração pensar que o Altíssimo necessita de alguma ajuda nossa no que quer que seja. Se Ele nos permite participar de Suas obras, isto é sem dúvida uma grande honra para nós; mas jamais uma ajuda nossa de que o Altíssimo necessite. Onde estávamos nós quando Ele lançou os fundamentos da terra? Iyyov (corrompido como 'Jó') não conseguiu responder esta pergunta e nem nós podemos. Onde estávamos nós para ajudar ao Altíssimo a nos formar no ventre de nossas mães? Porque agora, depois de crescidos, insistimos em ajuda-lO? Por causa da soberba que ainda atua em nossos corações.

Há uma situação de dependência onde não há como ajudarmos ao Altíssimo a nos abençoar ou atender qualquer pedido nosso. É se estivermos mortos! Quando estamos mortos não podemos fazer nada, porque um morto não faz nada. Entregar-se à morte em dependência do Altíssimo é uma enorme prova de confiança e tremenda exibição de princípios de luz. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) Se entregou à morte nas mãos do Pai em completa dependência dEle. Ninguém podia tirar a vida de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) a menos que Ele a desse voluntariamente. Ao dá-la voluntariamente, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) Se entregou em total dependência ao Pai para poder ressuscitar, sair com vida da sepultura. Diz a escritura: "...porque não deixarás a minha alma na morte...". Foi nesta dependência total que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) desceu à sepultura.

Lembre-se: YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) viveu integralmente os princípios de HUMILDADE, SUBMISSÃO e DEPENDÊNCIA.
Continuemos então para a parte 3 desse estudo. Partes: 1 2 3 4 5 6 7    Anterior    Próxima    Home