Houve diversos falsos messias no passado, e muitas pessoas foram vítimas de seus enganos e artimanhas. Mesmo hoje, há muitos que falsamente afirmam ser o verdadeiro Messias. Como alguém pode mostrar a diferença entre o falsificado messias e o genuíno Messias? O que deve ser a base de alguém para discernimento e conhecimento de Quem o autêntico Messias é? Aqui estão revelados os testes escriturais que se deve usar para verificar, testar e garantir a si mesmo no que diz respeito à Pessoa e ao ofício do real Messias, como uma base própria de fé e, certamente, salvação eterna.
Em primeiro lugar, o conceito de 'Messias' foi baseado nas escrituras hebraicas. YAOHUH UL (IÁORRU UL), Ele próprio, nosso Criador, prometeu enviar o Messias, um Yaoshorulita, para liberar, salvar e libertar todas as pessoas de todo mal e perdição. As escrituras hebraicas, portanto, eliminam todos os que não são yaohudim (judaicos) por nascimento, como possíveis Messias.
O Messias deve ser yaohudi (judaico), não há dúvida sobre isso, porque isto é claramente especificado nas escrituras hebraicas. Qualquer um, portanto, que se declara ou reclama para si ser o Salvador da raça humana ou o Libertador ou Messias, não sendo yaohudi por nascimento, deve imediatamente ser declarado uma fraude, um pseudo-messias, falsificado e sem valor, por sermos guiados por aquilo que as escrituras hebraicas dizem.
Mesmo entre o povo judeu, entretanto, houve e há diversos que afirmam ser o Messias. Como pode então alguém diferenciar o falsificado do genuíno? O teste de ácido a ser usado, para evitar as artimanhas e enganos do inimigo oculto, ha-satan, é examinar cada um que se declara como possuindo o Ofício do Messias, à luz do que as escrituras hebraicas claramente predizem e profetizam com relação ao que havia de vir, o verdadeiro Messias. Lembre-se, o conceito original acerca de um Messias foi primeiramente revelado nas escrituras hebraicas, portanto nós devemos usar somente as escrituras hebraicas para examinar, verificar e provar qualquer um que se declare como o Messias. Além disso, através de todas as eras, as palavras de YAOHUH UL (IÁORRU UL), nosso Criador, conforme registrado nas escrituras hebraicas, são a única base segura para a fé de alguém, uma vêz que Suas palavras são verdadeiras, confiáveis, fidedignas e eternas.
Quem entre os diversos que se declaram, ou declararam, ter o Ofício de Messias, cumpriram as exatas profecias no Tanakh ou escrituras hebraicas? Quem entre eles tem, ou teve, TODAS as qualificações estabelecidas no Tanakh? Você agora perguntaria quais são as qualificações e que profecias precisam ser cumpridas pelo Messias conforme revelado nas escrituras hebraicas? A seguir estão, claramente item a item para você, as principais e importantes profecias feitas pelo próprio YAOHUH UL (IÁORRU UL), pelas bocas de Seus profetas, nas escrituras hebraicas, comparadas com o cumprimento de cada uma. E seguramente você irá provar final e completamente, para si mesmo, que não há outro Messias exceto o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, o Qual cumpriu TODAS as profecias no Tanakh, que dizem respeito ao Messias. Não 10%, não 40%, nem mesmo 99% das profecias, mas TODAS as profecias de YAOHUH UL (IÁORRU UL) foram cumpridas por e no Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias!
Agora, tendo a mente e coração abertos, livres de polarizações religiosas e de espíritos religiosos, por favor examine por você mesmo os seguintes fatos, não especulações, mas fatos escriturais, relacionados ao genuíno Messias:
Profecias Concernentes ao Nascimento do Messias:
Virgem é referida por duas palavras em Hebraico:
1. bethulah - o significado adequado indica uma virgem, donzela. (Bereshiyt (Gn) 24:16; Levitico 21:13; Deuteronomio 22:14,23,28; Juízes 11:37; 1 Reis 1:2). Yaoul (Jl) 1:8 não é uma exceção, porque se refere à perda de uma esposada (comprometida a casar-se), não casada.
2. almah (coberta com véu ou velada) - mulher jovem em idade de casar-se. Esta foi a palavra usada em Yaoshuayaohu (corrompido como 'Isaías') 7:14. O RUKHA ULHIM através de Yaoshuayaohu não usou bethulah, porque ambas as idéias de 'virgindade' e 'idade de casar-se' tinham que ser combinadas em uma palavra para estabelecer uma situação histórica imediata e o aspecto profético centrado em um Messias nascido virginalmente.
Virgem é referida em Grego por: parthenos - uma virgem, donzela pronta a casar ou mulher jovem recém-casada, virgem pura. (Manyaohu 1:23; 25:1,7,11; Lucas 1:27; Atos 21:9; 1 Corintios 7:25,28,33; 2 Corintios 11:2)
O nome simbólico "IMMANU-UL" não deve ser confundido com o Nome próprio dado ao Messias, uma vez que IMMANU-UL tem o significado de "UL CONOSCO". Este simbolismo representava a presença do próprio ULHIM (Ser Eterno Criador) entre nós, sendo o Criador Filho personificado em carne em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias. IMMANU-UL é UL CONOSCO, representando a presença de YAOHUSHUA entre nós.
O Nome verdadeiro do Messias YAOHUSHUA foi igualmente profetizado. O quadro abaixo mostra isso com toda a clareza:
|
|
|
|
|
Recebeste (laqakhetá) prata (kessef) e ouro (ve-zaokhav) e fizeste (ve-'assíyta) coroas ('atarot), e puzeste (ve-sametá) na cabeça (be-rosh) de Yaohushua, filho (ben) de Yaohutzaodoq, o sacerdote (ha-kohan) maior (ha-gadol) [sumo sacerdote]. |
|
|
|
|
|
Aqui acima está uma das profecias messiânicas, desta vez apresentando com clareza o Nome do Messias vindouro. Ele foi coroado, não com uma, mas com várias coroas, sendo Ele também profeticamente apontado como Filho de YAOHUH JUSTIÇA. A forma plural para coroas, em hebraico, traz também um significado de totalidade, sendo Ele Rei sobre todas as coisas, e em todos os aspectos. A associação prata-e-ouro, quando unidas por meio do sinal "maqqef" (traço de união hebraico) é também apresentada em alguns dicionários como "metal precioso", uma vez que o "maqqef" une palavras formando uma unidade de expressão. Este é o texto de Zokharyaohu 6:11. Este profeta teve seu nome corrompido pelos tradutores para "Zacarias".
O salmo 2 foi considerado pelos patriarcas judeus como um Salmo Messiânico. Marcos 3:11 - Os demônios reconhecem Sua Filiação. Manyaohu 26:63 - Até o sumo sacerdote reconhece Sua Filiação.
Agora as promessas foram faladas a Abruham e à sua semente. Ele não diz, 'e às suas sementes', como se referindo a muitos, mas sim a um, 'e à sua semente', isto é, o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias. - Gálatas 3:16. A passagem acima assegura que o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, deveria vir da raça hebraica.
Abruham teve dois filhos, Yaohutzkhaq (corrompido como 'Isaque') e Ishmaul (nome provável). Agora YAOHUH UL (IÁORRU UL) elimina metade da linhagem de Abruham, os 'Ishmaulitas', os ancestrais dos árabes dos dias atuais.
Yaohutzkhaq (corrompido como 'Isaque') teve dois filhos, Yaohukaf (corrompido como 'Jacó') e Essav (nome provável) (corrompido como 'Esaú'). Agora YAOHUH UL (IÁORRU UL) remove metade da linhagem de Yaohutzkhaq (corrompido como 'Isaque') como possível origem do Messias.
"E tu, Beit-Lekhem Efratah, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Yaohudah, de ti me sairá o que há de reinar em Yaoshorul, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". - Mikhayaohu (corrompido como 'Miquéias') 5:2
Yaohukaf (corrompido como 'Jacó') teve doze (12) filhos que se tornaram os cabeças das 12 tribos da nação judaica. Agora YAOHUH UL (IÁORRU UL) desconsidera as outras tribos como possíveis tribos das quais o Messias viria. Yaohusaf (corrompido como 'José') não teve tribo com seu nome, mas seus dois filhos, Efraim e Manassés, se tornaram cabeças de suas respectivas tribos.
O Messias sendo referido como o 'Filho de Daud' é dominante entre todos os Talmuds judaicos. 'YAOHUH UL (IÁORRU UL) levantará para Daud, uma promessa para a sua posteridade. Yishay (corrompido como 'Jessé') teve diversos filhos, mas agora, YAOHUH UL (IÁORRU UL) afirma especificamente que o Messias virá da linhagem de Daud (corrompido como 'Davi').
Nesta passagem, YAOHUH UL (IÁORRU UL) explicitamente declara que o Messias nascerá em Beit-Lekhem (corrompido como 'Belém'), e não em qualquer outro lugar no mundo. Mikhayaohu (corrompido como 'Miquéias') é um profeta no Tanakh (escrituras hebraicas).
Lembre-se, há diversas passagens no Tanakh que tem aplicação histórica, bem como aplicação profética. Isto significa que, embora as passagens tenham sido escritas em relação a fatos reais de então, ainda assim, nelas estão contidas previsões proféticas com respeito ao Messias que viria (e veio).
Profecias Concernentes à Pessoa do Messias:
Yaoshuayaohu (corrompido como 'Isaías') 9:6 se refere ao Messias como "Pai da Eternidade". Ora, quem é Pai é ainda anterior à eternidade. A expressão "Pai da Eternidade" nos leva a um entendimento de que Ele próprio é que deu origem à eternidade, sendo a própria eternidade posterior a Ele. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez, inclusive a própria eternidade.
Immanu-UL (corrompido como 'Emanuel') é um nome simbólico e representativo, ou título, que significa a presença de ULHIM conosco. UL é a forma singular de ULHIM. Isso é fácil de compreender, uma vez que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), que é ULHIM, veio a nós, e representava a presença de ULHIM conosco. Contudo, "Immanu-ul" não representa o Nome próprio que ele efetivamente recebeu, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), mas apenas um título simbólico representativo do que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) realmente seria em nosso meio.
Profecias Escriturais Concernentes à Sua Obra Redentora.
|
|
|
|
A OBRA REDENTORA DO MESSIAS DEVE COMEÇAR NA GALILÉIA, YAOSHORUL. |
Profecia Yaoshuayaohu 9:1 |
Cumprimento Manyaohu 4:12,13,17 |
Mas não haverá mais obscuridade para ela que estava aflita; nos primeiros tempos Ele tratou a terra de Zabulom e a terra de Naftali com desprêzo, porém mais tarde, Ele fará esplendoroso o caminho do mar, do outro lado do Yardayan (corrompido como 'Jordão'), Galiyl ha-goym (Galiléia dos Gentios).
|
Então quando Ele ouviu que João havia sido levado preso, Ele se retirou para Galiyl (Galiléia); e deixando Nazaré, Ele veio e se estabeleceu em Cafarnaum, a qual está junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali. A partir de então, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) começou a pregar e dizer: Arrependei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo.
|
|
|
|
|
|
Nota: O Messias, conforme profetizado nas escrituras hebraicas, deve ter a habilidade sobrenatural de operar milagres extraordinários, especialmente com relação a cura de doenças e expulsão de espíritos malignos. Qualquer um que se diga o Messias mas esteja, ele próprio, sofrendo de sérias disfunções e doenças, o qual não pode sequer curar a si mesmo, não vale nem a pena ser considerado. O simples bom senso diz isso.
Profecias Escriturais Concernentes à Ressurreição do Messias
Diferentes homens santos de YAOHUH UL (IÁORRU UL) falaram nas escrituras hebraicas com respeito a estes subsequentes eventos, todos os quais realmente aconteceram na vida de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) em um dia de Pessakh (Páscoa) cerca do ano 33 da era atual. Considere bastante o fato de que tudo isso aconteceu em um único dia, o Pessakh para todos os que creem no Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o mesmo quando YAOHUH UL (IÁORRU UL) livrou os Yaoshorulitas do Egito, por meio de Mehushua (corrompido como 'Moisés'), também durante aquele primeiro dia de Pessakh. Desconhecido para muitos, o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, libertou a todos por meio de Seu sacrificio expiatório naquele particular dia de Pessakh cerca do ano 33 da era atual. O Messias, de fato, cumpriu Sua obra redentora para toda a humanidade naquele dia - no dia de Pessakh. Outro significante cumprimento de profecias escriturais e tipos.
Ser pregado numa trave de madeira era parte do sistema de leis penais dos romanos. A maneira pela qual a execução do Messias foi profetizada foi escrita centenas de anos antes que os romanos viessem para Yaohudáh. Yaoshuayaohu 53, Tehilot 2 e Tehilot 22 claramente retratam a maneira pela qual YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) seria executado, como o sacrificio expiatório pelos pecados de todos, o Cordeiro Pascal.
Estes eventos, os quais realmente aconteceram na vida do Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não foram puramente coincidência ou deliberadamente planejados, porque houveram várias circunstâncias que estavam fora do controle dEle (ou de Seus seguidores), tais como: Seu local de nascimento, ocasião do nascimento, maneira pela qual Ele se fez carne, Sua traição, o modo pelo qual morreu e a exata quantia paga pela traição, conforme profetizado nas escrituras hebraicas. Também significante para ser considerada, é a época de Sua vinda conforme anunciado de antemão em Dayanul (corrompido como 'Daniel') 9:25 do Tanakh ou escrituras hebraicas.
Talvêz POUCAS ou ALGUMAS destas profecias escriturais no Tanakh ou escrituras hebraicas, com respeito ao Messias, podem ocorrer a algum outro personagem na história, mas somente no Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foram cumpridas TODAS estas profecias, e no tempo exato em que elas foram profetizadas que aconteceriam. Quem quer que se declare como sendo o Messias, mas venha fora do tempo previsto, conforme profetizado nas escrituras hebraicas, é um impostor!
Ocasião, nascimento, lugares e obras são muito importantes na avaliação de alguém. Ninguém que tenha vivido, em toda a história da humanidade, cumpriu sequer a metade destas profecias. Somente o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, cumpriu 100% de todas as previsões escriturais conhecidas ou profecias no Tanakh ou escrituras hebraicas!
Para aqueles que desejam crer, nenhuma evidência é necessária; contudo, para aqueles que se negam a crer, nenhuma evidência é suficiente! Jamais se chega à verdade por discussões ou críticas, mas pela Luz que YAOHUH UL (IÁORRU UL) dá a cada um em Seu favorecimento e misericórdia. Somente pelo Seu amor (Ohav), favorecimento (Khen) e misericórdia (Khessed).
Verdadeiramente, o Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é o autêntico Messias, sobre o Qual você pode seguramente basear sua fé, salvação, livramento, perdão e redenção! Ele é sua única âncora segura e base duradoura para sua fé e eterna salvação.
O Rei YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém pode vir ao Pai (YAOHUH UL (IÁORRU UL)) senão por Mim! - Yaohukhánan (corrompido como 'João') 14:6
|