Os ensinamentos aqui abordados não estão em ordem de importância ou de prioridade, senão que apenas obedecem à sequência dos relatos conforme eles aparecem. Como não transcreveremos os textos que são estudados, recomendamos que você tenha à mão seu exemplar das escrituras, de modo a poder ler cada texto antes de ler cada um dos comentários.
Aprendendo a andar por cima das águas agitadas - Cap. 6:16-21
O aspecto espiritual sempre fica acima do aspecto físico em todos os ensinamentos de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Em tudo há uma razão muito bem definida, de cunho espiritual e não natural. Caminhar sobre as águas revoltas, muito além de ser uma simples demonstração de poder e de operação de milagres, o que em si já seria um grande ensinamento, era mais do que isso, era uma preparação dos discípulos para aprenderem a andar espiritualmente acima das dificuldades e dos problemas que certamente iriam enfrentar neste mundo. Águas, nas escrituras, são usadas de forma diversificada, com significados bem definidos em cada situação, para cada simbolismo ou figura. Águas agitadas, em especial, representam tribulações pelas quais passamos enquanto neste mundo, as quais devemos estar preparados para enfrentar e superar, aprendendo a viver e caminhar acima delas. O objetivo das águas agitadas, ou seja, das tribulações, é nos envolver em sua agitação, nos puxar para dentro do turbilhão, e nos agitar também. Algumas vezes esta agitação por tribulação é benéfica, quando estamos adormecidos em relação a realidades para as quais deveríamos estar bem acordados; contudo, aprender a viver no mundo sem pertencer ao mundo, e principalmente, sem permitir ser agitado pela agitação do mundo, é um importante aprendizado que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) começou a transmitir aos seus discípulos exatamente ali.
Há algumas palavras escriturais que é bom lembrar aqui acerca desse assunto: "... a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento". - 1 Tess 3:3-4. Nota-se aqui a recomendação de Shaúl uníssona ao ensino de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), para que ninguém se inquietasse com as tribulações pelas quais passavam. Shaúl lhes recomendava o caminhar por sobre as águas. Shaul lhes falou abertamente que estamos designados para as tribulações, enquanto neste mundo, do mesmo modo que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) também já havia abertamente ensinado: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo".
Há tribulações que são benéficas, as quais YAOHUH UL (IÁORRU UL), de antemão, nos permite passar, uma vez que as escrituras afirmam que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, paciência, e a paciência, esperança. Elas muitas vezes fazem parte da modelagem do nosso caráter em conformidade com o caráter de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Há, contudo, agitações no mundo que só visam a simples perturbação e tirar o nosso foco daquilo que é prioritário. Certamente não nos livraremos das tribulações que YAOHUH UL (IÁORRU UL) entende como fundamentais e necessárias à nossa formação como varões perfeitos em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), e muitas vezes torna-se até difícil nos livrarmos de tribulações que são simples ataques inimigos contra nós; contudo, tanto a aquelas como a estas, as escrituras nos ensinam a não nos inquietarmos. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos recomenda bom ânimo, e nos ensina a andar sobre as águas revoltas. Aqueles que são pais ou mães, já passaram por situações de ter de ajudar seus filhos com remédios amargos, ou medicar suas feridas com remédios que ardem, mas curam. Nessas ocasiões, convencer os filhos de que aquilo é um remédio, e que é necessário, não é uma tarefa fácil. Às vezes conseguimos limpar e fazer curativo em seus aranhões a custo de muito choro. Nessa hora a criança não pensa que é para o bem dela que fazemos aquilo, mas o seu foco está somente no amargo ou na ardência do remédio. Andar por sobre as águas revoltas nesse mundo não é muito diferente de uma criança apenas aceitar o tratamento sem dar grande importância ao amargo ou à ardência do remédio, movendo o foco da atenção, do amargo para a cura, do meio para o resultado, do preço em relação ao benefício.
As tribulações que nos são lançadas como ataques inimigos, até dessas YAOHUH UL (IÁORRU UL) tira lucro para nós. Tais tribulações visam tirar o nosso foco daquilo em que precisamos estar focados, e em sua maioria visam sempre o pior, que é nos voltarmos contra YAOHUH UL (IÁORRU UL) por causa da dor e da aflição pela qual passamos. Há sempre uma mensagem inimiga implícita nesse tipo de tribulação e é: "Se YAOHUH UL (IÁORRU UL) ama tanto você, por que então você está passando por esta dor e aflição?". É um ataque espiritual contra a nossa confiança, contra a nossa fé, tentando de alguma forma tirar nosso foco do amor e submissão irrestritos a YAOHUH UL (IÁORRU UL), colocando o foco apenas na dor e aflição do momento. É nessas horas que precisamos já ter aprendido a lição de "andar sobre as águas revoltas". E são as próprias escrituras que nos dão apoio para vencermos nessas situações, pois elas afirmam que "muitas são as aflições do justo, mas de todas YAOHUH UL (IÁORRU UL) o livra (Salmo 34:19). É importante notar dois pontos importantes nessa verdade escritural: a primeira delas é que as aflições do justo são muitas, e não poucas. A segunda, igualmente importante, é que YAOHUH UL (IÁORRU UL) nos livra de todas, e não apenas de algumas. Se houvessem aflições das quais YAOHUH UL (IÁORRU UL) não nos livrasse, certamente seria difícil tirar delas o foco da nossa atenção, e não teríamos como ter esperança alguma. Essa situação de aflição sem esperança de solução é definida nas escrituras como a condenação eterna, e não se aplica a aqueles que estão com sua fé depositada em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Para nós, os que cremos, as aflições, embora muitas, todas têm solução da parte de YAOHUH UL (IÁORRU UL), porque a tribulação produz perseverança (e não desistência), e a perseverança produz paciência (e não inquietação), e a paciência produz esperança (e não desespero), porque as escrituras nos garantem que YAOHUH UL (IÁORRU UL) nos livra de todas, e não apenas de algumas. Somente nessa convicção teremos esperança, e saberemos andar por cima das águas agitadas, conforme YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos ensinou dando exemplo.
Procurando tornar "homens animais" em "homens espirituais" - Cap. 6:26-27
Não há nenhum cientista ou religioso que negue o fato dos seres humanos serem uma espécie animal sobre a terra. Animal de sangue quente, que come, bebe, respira, enxerga, ouve, sente cheiro, tem tato, tem paladar, como a maioria dos mamíferos. O ser humano é um mamífero, ainda que ultimamente as mães cada vez menos apresentem o seio para alimentar seus bebês. Os animais na natureza passam grande parte de sua vida em função de comida. Procuram viver onde a comida é farta, e depois de se alimentarem, descansam até sentirem fome novamente. Os caçadores e pescadores, conhecedores do comportamento animal, muitas vezes tratam de "cevar" um lugar, de modo a que os animais se acostumem a ir ali por causa da comida. Eles colocam alimento no local, dia após dia, até que os animais se acostumem a "freqüentar" o lugar, quando então se tornam presas fáceis. Os cachorrinhos que andam soltos pelas ruas são os mais fáceis de trazermos para dentro de casa como animais de estimação. Basta lhes dar alguma comida e eles virão atrás de nós para onde formos. Esse é um comportamento típico animal. Não que haja alguma coisa errada nesse comportamento, porque afinal, os animais vivem em função de seu sustento alimentar, visto que não têm outros planos de vida, à exceção de eventualmente acasalarem para reprodução da espécie. Manutenção da vida física e reprodução da espécie é tudo o que os animais realmente fazem na natureza. Até as espécies que se dedicam a alguma espécie de brincadeira entre eles, toda a brincadeira acaba quando o assunto passa a ser "comida". Nessa hora se tornam ferrenhos rivais. Isso é comportamento animal. Comerem, beberem e se acasalarem não é um comportamento do homem espiritual, senão do homem natural (animal). YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) alertou exatamente acerca disso quando falou acerca do seu dia, que seria como nos dias de Noakh (corrompido como 'Noé'). YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse: Comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até que veio o dilúvio, e matou a todos. Só os homens espirituais sobreviverão pela eternidade, mas não os naturais. Homem espiritual é aquele que passou pelo novo nascimento em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), sobre o que há um estudo específico nesse mesmo site. Se desejar ler sobre o novo nascimento em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é só clicar aqui.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensinou em Manyaohu 6:25 o seguinte: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber". Aqui YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) já procurava despertar nos ouvintes o homem espiritual, para deixarem de lado o homem animal que vive em função de comida e bebida. Já procurava YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensinar que, apesar da vida corpórea precisar de alimento, o mais importante alimento é o do espírito, e não o do corpo. O homem natural (animal) prioriza o alimento para o corpo. O homem espiritual prioriza o alimento para o espírito. Era justamente esta prioridade sobre o alimento espiritual que agora YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) destacava e ensinava, ainda que tendo de dizer-lhes face a face que o comportamento deles estava sendo como o comportamento animal e não como o comportamento espiritual. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) lhes disse: "Em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) lhes deixou claro que eles não atentaram para os sinais, mas somente para a comida. É realmente surpreendente que alguns pães e peixes sejam multiplicados aos milhares diante de seus olhos, e isso não tenha provocado nenhuma reação de despertamento acerca de quem seria aquele capaz de fazer tal coisa, mas exatamente como os cachorrinhos que vão atrás de nós se os alimentarmos na rua, aquelas pessoas ali estavam procurando YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) só por causa de comida. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) afirmou isso abertamente.
E dentro desse contexto, de comida, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) passa então a mostrar a eles (e a nós) qual é o alimento prioritário para nossa vida. Não o alimento do corpo, mas primordialmente o alimento do espírito. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) passa a se apresentar como sendo, ele mesmo, esse alimento do espírito, o alimento do homem espiritual, e não do homem animal. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos ensina: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede". Disse também: "O verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de YAOHUH UL (IÁORRU UL) é o que desce do céu e dá vida ao mundo". E disse ainda mais: "Porque eu desci do céu". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos apresentava um alimento definitivo. Estar em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é estar definitivamente saciado, sem fome espiritual e sem sede espiritual. Isso só ocorre com os homens que já passaram do "homem animal" para o "homem espiritual". Saíram da raça "adâmica" e foram criados em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) pela fé.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) também ensinou acerca disso em Manyaohu 6:31-32 dizendo: "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas".
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensina que haverá ressurreição - Cap. 6:39-40
Sempre ocorreram muitas discussões entre fariseus e saduceus acerca de haver ou não ressurreição. Aqui YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensina a doutrina da ressureição dizendo: "Eu o ressuscitarei no último dia". Falaremos mais detalhadamente sobre as ressurreições (plural) no tópico "Seu retorno" neste site.
A escolha soberana de YAOHUH UL (IÁORRU UL) - Cap. 6:44-45
Apesar da clareza escritural e da forma exata e precisa com que as palavras de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foram registradas, infelizmente ainda há os que não conseguem entender o que seja a escolha soberana de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Escolha soberana de YAOHUH UL (IÁORRU UL) são Suas perfeitas determinações acerca de todas as coisas, sem exceção. Entre essas escolhas soberanas está claramente exposta aqui a eleição dos escolhidos, conforme assim falou YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA): "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer". Disse mais: "Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim". Nossa salvação depende de irmos e permanecermos em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Contudo, o próprio YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) nos diz que ninguém pode ir a ele, se o Pai não o conduzir. Logo, é o Pai quem determina a salvação pela sua eleição soberana, conduzindo, ou não, alguém até YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) também ensinou que os que vão a ele são aqueles que têm ouvido e aprendido de YAOHUH UL (IÁORRU UL), e percebemos bem que, como é apenas uma minoria que vai a YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) para nele crer, é fácil concluir que não são todos os que ouvem e aprendem de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Isso, como ensinam as escrituras, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar YAOHUH UL (IÁORRU UL) a Sua misericórdia. YAOHUH UL declara em Êxodo 33:19 o seguinte: "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer". O emissário Shaúl cita estas mesmas palavras ao escrever em sua carta aos romanos (9:11-18): "E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal, e já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Yaohukáf (corrompido como 'Jacó'), porém me aborreci de Essav (corrompido como 'Esaú'). Que diremos, pois? Há injustiça da parte de YAOHUH UL (IÁORRU UL)? De modo nenhum! Pois Ele diz a Mehushua (corrompido como 'Moisés'): Terei misericórdia de quem Me aprouver ter misericórdia e compadecer-Me-ei de quem Me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar YAOHUH UL (IÁORRU UL) a Sua misericórdia. Porque a escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o Meu poder e para que o Meu Nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem Lhe apraz". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ainda repete estas mesmas palavras ao dizer: "Por causa disto é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido".
Se hoje você está recebendo a verdade, e deposita sua fé em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), saiba e exulte de alegria, porque é YAOHUH UL (IÁORRU UL), nosso Pai, Quem está conduzindo você até Seu Filho, para que você tenha vida. Não a inteligência que você possa ter, não a esperteza que você possa ter, não a bondade que você possa ter, não qualquer uma de suas qualidades, mas tão somente a vontade suprema e soberana de YAOHUH UL (IÁORRU UL), o Ser Eterno Criador, que tem o controle sobre todas as coisas, e determina acerca de todas as coisas.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) apresenta sua carne e seu sangue como alimento para a vida eterna - Cap. 6:52-59
Aos homens naturais não é possível compreender coisas espirituais, a menos que seus olhos espirituais sejam abertos pelo Pai, YAOHUH UL (IÁORRU UL), para poderem enxergar e compreender. Nesse texto das escrituras YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) começa a ensinar, figuradamente, acerca do benefício que seria para nós assimilarmos, pela fé, o fato de que ele veio para sacrificar sua vida como justiça, pagando ele mesmo com a sua carne e o seu sangue, a dívida de morte do nosso pecado. Dentro de todo um contexto envolvendo o assunto "comida e bebida", ele passa a mostrar, com um sentido puramente espiritual, que aquele que comer da sua carne (participar por fé do sacrifício de sua morte) e beber o seu sangue (participar pela mesma fé do sacrifício onde ele derramaria o seu sangue) teria vida eterna. Contudo, a visão puramente natural do homem natural (animal) só consegue compreender o verbo "comer" literalmente, como o ato de colocar na boca, mastigar e engolir, pois afinal, é nisso que o foco dos animais sempre está. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) jamais lhes ensinou a praticar antropofagismo, mas apenas mostrava figuradamente que a fé no seu sacrifício de corpo e sangue era o alimento definitivo para uma vida espiritual eterna. Mais tarde, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) irá instituir o memorial da Ceia, onde o pão irá representar o seu corpo, e o vinho irá representar o seu sangue, e esse pão é que simbolicamente comemos, e simbolicamente bebemos o vinho, que ali no memorial representam o corpo e o sangue que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) entregou em sacrifício pelo nosso pecado. Todas as vezes que participamos da Ceia, nós damos testemunho de que somos participantes, pela fé, da verdade máxima de que temos a vida eterna por crer que a morte de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) com o derramamento de seu sangue, nos purificou de todo pecado e injustiça. As escrituras são claras ao afirmar que "sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados". Contudo, essas coisas só podem compreender aqueles a quem é concedido pelo Pai, YAOHUH UL (IÁORRU UL).
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) afirma que subirá para o lugar onde primeiro estava - Cap. 6:62
O Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), tornando-se homem, despiu-se de todo o seu esplendor e todos os seus atributos de ULHIM, tendo vindo ao mundo somente como uma homem como outro qualquer, à exceção do pecado. Aqui YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) anuncia com claras palavras que retornaria ao lugar de onde veio, após o cumprimento de sua missão. Mais do que uma informação sobre seu destino futuro próximo, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) afirma que os céus são sua origem. Seu trono à direita de YAOHUH UL (IÁORRU UL) é seu lugar de origem e também seu lugar de destino, após o cumprimento de sua missão. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) retornaria aos céus, para o seu trono de esplendor, à direita de YAOHUH UL (IÁORRU UL), permanecendo a promessa que YAOHUH UL (IÁORRU UL) lhe fez: "Assenta-te à Minha direita até que eu ponha todos os teus inimigos por estrado dos teus pés".
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensina que o espírito é o que vivifica, e a carne para nada aproveita - Cap. 6:63
Nossa carne é nossa identidade de vínculo com esse mundo e nossa origem em "adam", o primeiro ser humano. Segundo a carne, nós somos simples descendentes do primeiro homem, "adam", herdeiros de seu pecado e natureza caída. Aquele que nasce da carne, é carne, e nisso é expressa de forma clara a nossa natureza primária do primeiro nascimento. Na carne, somos apenas uma espécie animal entre as muitas que habitam o planeta. As espécies animais vivem em torno de alimento e reprodução. É a tônica da existência animal, pelo que as espécies animais matam e são mortas. Animais matam animais para sobreviverem. Animais se devoram mutuamente pela alimentação. Machos lutam pela defesa de território entre as fêmeas, e lutam com outros machos pela reprodução. São muito impressionantes os documentários sobre vida animal que as redes de televisão apresentam, especialmente no que tangem a alimentação e reprodução. A forma como a alimentação é priorizada em sua existência, e a forma como a reprodução é cercada de rituais e lutas ferrenhas. Ainda hoje eu assistia a um desses documentários onde dois leões lutaram ferrenhamente pela disputa de um território, onde somente um deles poderia dominar. Além da reprodução com as fêmeas daquela área, os leões machos, ao dominarem um território, defendem sua alimentação, porque as leoas são as reais caçadoras, dos animais que os leões se alimentam em primeiro lugar. Em todas as espécies animais há uma elaborada astúcia para caçarem e se alimentarem, e uma acirrada disputa pelas fêmeas para a reprodução.
Nosso novo nascimento é o que nos faz nascer no espírito, assim nos diferenciando realmente de simples animais. Essa característica animalesca de foco exclusivo em alimentação e reprodução foi bem retratada pelo Messias YAOHUSHUA em Suas palavras, quando disse: "... será como nos dias de Noakh (corrompido como 'Noé'); comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento". Em si, não há pecado em comer, beber, casar ou dar-se em casamento, mas isso é somente aquilo que todos os animais fazem, e o ser humano, enquanto apenas mais um animal sobre a terra, não poderá jamais ver o Reino de YAOHUH UL, porquanto "aquele que não nascer da água e do espírito não poderá entrar no Reino de YAOHUH UL". Em "adam", o primeiro homem, nós nascemos apenas como animais, uma espécie a mais povoando a terra. Para sermos, não mais animais terrestres, mas verdadeiramente seres espirituais, precisamos passar por um novo nascimento, que é, de fato, uma nova criação. A expressão "nova criatura" é proveniente de "nova criação". Somos criados inicialmente em "adam" como seres humanos, e somos criados de novo em YAOHUSHUA como seres espirituais, já não mais conforme a descendência da carne. A carne, como em todos os animais, nascerá, crescerá e depois morrerá. O espírito, como YAOHUSHUA é, e nO Qual fomos criados no novo nascimento, pela fé, é eterno, e não morre jamais.
Assim, o espírito é o que vivifica, e a carne para nada aproveita.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensina que ninguém pode ir a Ele se pelo Pai tal não for concedido - Cap. 6:65
Este talvez seja um dos ensinos de YAOHUSHUA mais difíceis de serem aceitos pela dureza dos corações. Contudo, as palavras de YAOHUSHUA mostram com clareza a soberana determinação e escolha de YAOHUH UL quanto aos que háo de herdar a salvação. Parece estranho a alguns que haja alguma "seleção prévia" da parte de YAOHUH UL, como se os homens pudessem julgar as ações de YAOHUH UL. Os homens, na soberba de seus corações, crêem que podem julgar o Criador em Suas atitudes ou escolhas, em vez de, antes, se submeterem a elas. Tão mais alto estão os céus da terra como mais alto estão os pensamentos de YAOHUH UL em relação aos nossos. O homem olha para o exterior, enquanto YAOHUH UL atenta para o interior, o mais íntimo do coração das pessoas. Antes sequer que alguém seja nascido, YAOHUH UL já conhece cada um dos minutos e segundos de sua vida. Conhece até o mais íntimo de seus pensamentos. Aos olhos dos homens, pode paracer uma "seleção prévia", porque os homens vivem somente na sequência temporal do ontem, hoje e amanhã. Contudo, para YAOHUH UL, tudo já é passado, uma vez que YAOHUH UL conhece todas as coisas, passado, presente e futuro. O texto de Qohelet (Eclesiastes) 3:15 fala algo em extremo maravilhoso sobre isso quando diz: "O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; YAOHUH fará renovar-se o que se passou". Quando você, leitor, nasceu, toda a sua vida, para YAOHUH UL, já era passado. Antes sequer de nosso corpo ser formado no ventre de nossas mães, nossa vida para YAOHUH UL já era passado. Não é a toa que as escrituras se referem aos salvos como "eleitos desde antes da fundação do mundo", e se referem a YAOHUSHUA como "o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo". A limitação temporal sob a qual os homens vivem impede-os de enxergarem muitas coisas que são claramente expostas nas escrituras, sem meias palavras. Muitos pensam e pregam que o momento atual é um momento de decisão, e em parte estão corretos, mas não totalmente. Por que não totalmente? Porque a decisão real já foi tomada antes da fundação do mundo, e o momento atual é somente a comprovação de fato do que YAOHUH UL já sabia antes mesmo que o mundo fosse criado. A vida de cada um no presente século é somente a comprovação de tudo o que YAOHUH UL poderia afirmar antes que tudo fosse formado, mas preferiu, em Sua extrema sabedoria mostrar, com a criação, a escolha de cada um nessa vida. Os que crêem em YAOHUSHUA e os que O rejeitam, em nada surpreendem a YAOHUH UL, porque Ele, de antemão, sabe todas as coisas.
O Criador YAOHUH UL, sabendo de antemão os que haveriam de receber o Messias YAOHUSHUA e os que haveriam de rejeitá-Lo, poderia simplesmente criar estes e aqueles, lançando estes na condenação e levando aqueles à vida eterna. Contudo, antes que isso fosse feito, decidiu Ele em Sua extrema sabedoria, evidenciar estas escolhas. Criou os que Ele sabia que seriam salvos, e criou também os que Ele sabia que seriam condenados. Como nós não sabemos todas as coisas, e conhecemos apenas o que observamos ao longo do tempo, temos a impressão errônea de que tudo está sendo decidido agora, nesse momento presente; contudo, para YAOHUH UL, tudo já estava decidido antes sequer dEle dar início à criação. Poderá alguém dizer que nós somos livres para escolher, e estará correto quem assim afirmar; contudo, como nossas escolhas já eram há muito conhecidas por YAOHUH UL, é certo que YAOHUH UL sabia de antemão os que haveriam de ser salvos e os que haveriam de ser condenados; assim, criou Ele estes para a perdicão, e aqueles para a salvação. As escrituras dizem que "acaso pode o vaso perguntar ao oleiro: por que me fizeste assim?", e diz também que YAOHUH UL criou vasos para honra e vasos para desonra. Além disso, evidenciou na criação os vasos de honra e os vasos de desonra, de modo que tudo esteja às claras, e nada em oculto. Assim, quando alguém crê em YAOHUSHUA e nasce de novo, não estará em nada surpreendendo o Criador YAOHUH UL, mas apenas evidenciando o que o Criador YAOHUH UL já determinara antes da fundação do mundo. "O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi".
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ensina que quem fala por si mesmo busca o seu próprio esplendor - Cap. 7:18
Este é um sério divisor de águas entre todos os que, de alguma forma, procuram falar a outras pessoas e ensiná-las de alguma forma. São inumeráveis, hoje em dia, aqueles que procuram ensinar outras pessoas com palavras próprias suas, sem que em nada reflitam a verdade que YAOHUSHUA nos revelou. A literatura mundial e a internet, bem como muitas outras fontes de informações, estão repletas de palavras escritas ou pronunciadas por pessoas que buscam somente o seu próprio esplendor, sem um mínimo de cuidado de refletir nelas os verdadeiros ensinamentos do Messias YAOHUSHUA. "Mas o que procura o esplendor daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça", disse YAOHUSHUA.
Buscar o esplendor de YAOHUSHUA é, primariamente, jamais falar por si mesmo, mas sempre falar conforme as palavras que aprendemos com YAOHUSHUA, e sempre com o objetivo de exaltar a Ele, e não a nós mesmos. Em princípio, aquele que "ensina" adquire uma posição de destaque sobre outras pessoas, e o princípio espiritual da soberba impulsiona muitos a desejar tal posição. A soberba sempre busca a posição superior, mais destacada, mais prestigiada. O ensino em si é bom e necessário. Vemos um eunuco perguntando a Felipe (Atos 8:31): "Como poderei entender se alguém não me explicar?". Contudo, todo ensino deve ser proveniente dAquele que nos enviou, e objetivando sempre o esplendor dEle, e não o nosso próprio. É muito triste observar quantas pessoas buscam seguidores para suas religiões, e para isso são obrigadas a "falar por si mesmas", porque na maioria dos casos, se fossem ensinar a verdade como ela é, certamente iriam perder muitos de seus seguidores. São então obrigadas a fazer concessões à mentira, falando o que os ouvintes querem ouvir e ensinando segundo os seus próprios conceitos, de modo sempre a manter as pessoas presas ali, ainda que não pela verdade. Para muitos desses, perder seguidores não tem o significado de "perder vidas", mas sim o de "perder renda". Esses que fazem das religiões um negócio rendoso, certamente estarão sempre dispostos a falar conforme as pessoas esperam ouvir, e sempre procurarão proporcionar a elas as emoções que elas vão buscar, em vez da verdade que elas necessitam para serem salvas.
Por outro lado, falar a verdade exatamente como ela é, não atrai multidões, porque a verdade não é amada pelas multidões como a mentira o é. A verdade não é popular como a mentira. Infelizmente são poucos os que a amam e a buscam com determinação, e infelizmente são poucos também aqueles dispostos a falar dela e com isso pagar o preço da impopularidade e desprezo de muitos. YAOHUSHUA certamente pagou um alto preço por dizer a verdade, não só de impopularidade, mas também de sua própria vida. Diante de Suas palavras, muitos de Seus discípulos disseram: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" (6:60). O que me chama muito à atenção aqui é o fato de que YAOHUSHUA estava falando aos Seus próprios discípulos, seus seguidores. YAOHUSHUA não tinha como objetivo ter seguidores ou mantê-los por exaltação própria, mas ao contrário disso, Ele falava a verdade, mesmo que a verdade pudesse provocar, o que provocou, a retirada desses mesmos discípulos. O verso 66 nos mostra que "à vista disso, muitos de Seus discípulos O abandonaram e já não andavam com Ele". E é isso que diferencia grandemente aqueles que têm amor pela verdade dos líderes de religiões que jamais falariam a verdade se tivessem de perder seus seguidores, como YAOHUSHUA perdeu. Para YAOHUSHUA, jamais importou a quantidade de discípulos, mas somente a qualidade desses discípulos. Para os líderes religiosos do passado e do presente, a quantidade é muito mais importante do que a qualidade, porque quantidade, para eles, é sinônimo de prestígio e renda financeira. Qualidade só é obtida pela verdade, mas quantidade se obtem facilmente com a mentira.
Eu posso bem imaginar um padre num domingo dizendo aos fiéis da paróquia que iria mandar destruir todas as imagens de escultura que ali estavam, que Maria tinha pecado como qualquer outro ser humano, que o Papa não é sucessor do Messias e que a missa que estão assistindo é um ato totalmente fora das práticas escriturais. Posso imaginar também um pastor evangélico num culto de domingo dizendo aos seus fiéis que "Deus" é o mesmo que "Zeus", e que "Jesus" não é o Nome verdadeiro do Messias, mas é igualmente proveniente do ídolo mitológico "Zeus", da cultura grega. Só consigo imaginar uma ou duas pessoas ficando ali para saberem realmente do que se tratava, e a enorme maioria debandando e dizendo: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?". Eles precisariam ser homens de verdade, como YAOHUSHUA é, para dizer a verdade ao custo que custasse. Perder seguidores, perder prestígio, ser execrado publicamente, ser abandonado por todos, perder renda financeira, perder, perder, perder; isso, infelizmente, está distante dos planos deles, mas YAOHUH UL julgará cada um conforme suas próprias palavras e ensinamentos.
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