Home    Seu Nome    Sua criação    Seu anúncio    Seu nascimento    Seu ensino    Sua obra    Sua morte    Sua ressurreição
Seu retorno    Outros estudos    Quem somos    Sobre o autor    Fale conosco    E-mails recebidos    Cânticos    Mapa do Site
ONDE ESTÃO OS MORTOS - Parte 2 Partes: 1 2    Anterior   
SEGUNDA PARTE - APÓS A VINDA DE YAOHUSHUA

Embora desprovidos dos textos hebraicos originais do Novo Testamento, o que seria uma excelente ajuda em nosso estudo, ainda assim dispomos de farto material para continuarmos o discorrer sobre a situação dos mortos. As palavras de YAOHUSHUA são riquíssimas em informações, além de serem, obrigatoriamente, condizentes com o Tanakh, que reune Mehushua e os profetas. Lembre-se que os primeiros convertidos de Beréia não consultavam o Novo Testamento, porque ele não existia ainda naquela época, e toda a comprovação escritural acerca da pregação que ouviam era confirmada apenas no Tanakh hebraico. Em outras palavras, o que não se confirma no Tanakh não pode ser considerado como fato e verdade. Esta é a segurança que temos ao abraçar a mensagem neotestamentária, ainda que não dispondo de originais hebraicos.

Para dar início ao período após a vinda de YAOHUSHUA com a consumação do pagamento de toda a nossa dívida de pecado, vamos citar e comentar as próprias palavras de YAOHUSHUA, numa ocasião especial. Essas palavras são outro alvo de distorção de significado, e até mesmo de sintaxe, por parte dos que seguem as doutrinas da interrupção total da existência na morte do corpo.

Lucas 23:43 - YAOHUSHUA garantiu ao malfeitor estar com Ele no paraíso no mesmo dia.

Um dos malfeitores que foram pregados em madeiro ao lado de YAOHUSHUA, segundo o relato de Lucas 23:33-43, disse a YAOHUSHUA: "Maor, lembra-Te de mim quando vieres no Teu reino". A distorção procurada por esses que negam a existência em espírito após a morte é colocada sobre a resposta de YAOHUSHUA ao pedido do malfeitor. Vejamos as possibilidades:

Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.
Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.

Toda uma teoria é construída por esses, sobre a posição de uma virgula, antes ou depois da palavra "hoje". Se analisarmos o contexto em que isso ocorre, e de que forma o pedido foi feito pelo malfeitor, podemos, com um mínimo de bom senso, perceber a verdade. Ora, o malfeitor pedia que YAOHUSHUA se lembrasse dele só no dia em que YAOHUSHUA voltasse para reinar, mas YAOHUSHUA desejava mostrar a ele que não iria passar todo esse tempo até que estivessem juntos ou mesmo que YAOHUSHUA Se lembrasse dele. "Hoje estarás comigo no paraíso" transmite ao malfeitor arrependido a verdade de que não seria lembrado somente no retorno de YAOHUSHUA para reinar, mas seria algo a ocorrer imediatamente. Por outro lado, a construção "Em verdade te digo hoje" é desprovida de sentido e pleonástica, uma vez que se estou dizendo alguma coisa, é hoje que estou dizendo. YAOHUSHUA utilizou muitas vezes a expressão "em verdade vos digo" ou "em verdade te digo", sem nunca ter acrescentado a palavra "hoje" a essa expressão tão comum em Seus lábios. Perdoe-me o leitor, mas é necessário que aqui apresentemos todos os 59 versos onde YAOHUSHUA utilizou essa expressão, sem que tenha recorrido ao pleonasmo de incluir a palavra "hoje", a menos que Ele dissesse algo para ocorrer, de fato, hoje. Vejamos:

Manyaohu 5:18 - Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um 'yod' jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.
Manyaohu 5:26 - Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
Manyaohu 6:2 - Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem exaltados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Manyaohu 6:5 - E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Manyaohu 6:16 - Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Manyaohu 8:10 - Ouvindo isto, admirou-se YAOHUSHUA e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Yaoshorul achei fé como esta.
Manyaohu 10:15 - Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sadom e Amorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.
Manyaohu 10:23 - Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Yaoshorul, até que venha o Filho do Homem.
Manyaohu 10:42 - E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Manyaohu 11:11 - Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que Yaohukhanan o Imersor; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Manyaohu 13:17 - Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram.
Manyaohu 16:28 - Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no Seu Reino.
Manyaohu 17:20 - E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
Manyaohu 18:3 - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Manyaohu 18:13 - E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.
Manyaohu 18:18 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Manyaohu 18:19 - Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
Manyaohu 19:23 - Então, disse YAOHUSHUA a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
Manyaohu 19:28 - YAOHUSHUA lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono do seu esplendor, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Yaoshorul.
Manyaohu 21:21 - YAOHUSHUA, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá.
Manyaohu 21:31 - Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes YAOHUSHUA: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no Reino de YAOHUH UL.
Manyaohu 23:36 - Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração.
Manyaohu 24:2 - Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
Manyaohu 24:34 - Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
Manyaohu 24:47 - Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens.
Manyaohu 25:12 - Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Manyaohu 25:40 - O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Manyaohu 25:45 - Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
Manyaohu 26:13 - Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo esta Preciosa Mensagem, será também contado o que ela fez, para memória sua.
Manyaohu 26:21 - E, enquanto comiam, declarou YAOHUSHUA: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.
Manyaohu 26:34 - Replicou-lhe YAOHUSHUA: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.
Marcos 3:28 - Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem.
Marcos 8:12 - YAOHUSHUA, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum.
Marcos 9:1 - Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o Reino de YAOHUH UL.
Marcos 9:41 - Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois do Messias, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Marcos 10:15 - Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de YAOHUH UL como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele.
Marcos 10:29 - Tornou YAOHUSHUA: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de Mim e por amor da Preciosa Mensagem...
Marcos 11:23 - porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
Marcos 12:43 - E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.
Marcos 13:30 - Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
Marcos 14:9 - Em verdade vos digo: onde forem pregadas em todo o mundo as boas novas, será também contado o que ela fez, para memória sua.
Marcos 14:18 - Quando estavam à mesa e comiam, disse YAOHUSHUA: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá.
Marcos 14:25 - Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no Reino de YAOHUH UL.
Marcos 14:30 - Respondeu-lhe YAOHUSHUA: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.
Lucas 12:37 - Bem-aventurados aqueles servos a quem o amo, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.
Lucas 13:35 - Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em o Nome YAOHUH!
Lucas 18:17 - Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de YAOHUH UL como uma criança de maneira alguma entrará nele.
Lucas 18:29 - Respondeu-lhes YAOHUSHUA: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do Reino de YAOHUH UL...
Lucas 21:32 - Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça.
Lucas 23:43 - YAOHUSHUA lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Yaohukhanan 1:51 - E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os seres espirituais de YAOHUH UL subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Yaohukhanan 3:3 - A isto, respondeu YAOHUSHUA: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de YAOHUH UL.
Yaohukhanan 3:5 - Respondeu YAOHUSHUA: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do RUKHA não pode entrar no Reino de YAOHUH UL.
Yaohukhanan 3:11 - Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
Yaohukhanan 4:24 - YAOHUH é espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.
Yaohukhanan 5:19 - Então, lhes falou YAOHUSHUA: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de Si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que Este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
Yaohukhanan 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Yaohukhanan 5:25 - Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de YAOHUH UL; e os que a ouvirem viverão.
Yaohukhanan 6:26 - Respondeu-lhes YAOHUSHUA: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.

Em todas essas 59 ocorrências da expressão "em verdade te digo" (do grego "amen lego soi") ou "em verdade vos digo" (do grego "amen lego umin"), nenhuma veio seguida da forma pleonástica que seria "te digo hoje" (do grego "lego soi semeron") ou "vos digo hoje" (do grego "lego umin semeron"), a não ser as únicas duas passagens cuja ocorrência seria realmente no dia "hoje", que além dessa de Lucas 23:43 que discorremos, seria a de Marcos 14:30, onde é reforçada a ocorrência imediata pelas palavras "nessa noite", sendo que Manyaohu 26:34 apresenta o mesmo fato, usando a expressão "nessa noite", mas sem utilizar a palavra "hoje".

Essa, porém, não é a única passagem para nos guiar nesse estudo. Vamos além....

1 Tessalonicenses 4:13-18 - YAOHUSHUA trará com Ele os salvos.

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que YAOHUSHUA morreu e ressuscitou, assim também YAOHUH UL, mediante YAOHUSHUA, trará, em Sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra de YAOHUSHUA, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda de YAOHUSHUA, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto YAOHUSHUA mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de YAOHUH UL, descerá dos céus, e os mortos em YAOHUSHUA ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com YAOHUSHUA nos ares, e, assim, estaremos para sempre com YAOHUSHUA. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".

Para quem deseja a verdade, ela está sempre disponível, e o que ama a verdade consegue ler nas escrituras coisas que são nubladas aos olhos dos que não a amam. O texto acima nos mostra algumas coisas que precisamos destacar aqui para poderem ser vistas com clareza:

  • O texto afirma que YAOHUSHUA descerá dos céus. À destra de YAOHUH UL nos céus é onde Ele Se encontra hoje.
  • O texto afirma que YAOHUH UL trará na companhia de YAOHUSHUA os que dormem (os mortos).
  • Considerando que YAOHUSHUA descerá dos céus.....
  • E considerando que Ele trará em Sua companhia os que dormem...
  • Só podemos concluir que os que dormem (salvos) estão hoje com Ele, nos céus.


Me parece claro, pelo texto, que se os mortos tivessem uma existência interrompida pela morte, então somente quando os seus corpos ressuscitassem é que eles poderiam voltar a existir, e se assim fosse, o texto obrigatoriamente diria que YAOHUSHUA viria BUSCAR os que dormem, e não trazer em Sua companhia. A terra e o mar, sim, devolverão os seus mortos (corpos físicos), mas os espíritos virão na companhia de YAOHUSHUA, porque não somos apenas "nefesh khayao", mas somos espírito, como YAOHUH UL é espírito. O ser humano é um "nefesh khayao" fisicamente, mas além disso é "tzelem" (imagem) e "demuth" (semelhança) do Criador, e portanto, um espírito.

Nota-se aqui uma sequência de eventos:

  • YAOHUSHUA desce dos céus trazendo em Sua companhia os que dormem (espíritos dos mortos salvos).
  • Esses que virão com YAOHUSHUA assumirão os seus corpos ressuscitados.
  • Os salvos, que estiverem vivos em seus corpos mortais nessa ocasião, terão seus corpos transformados, à semelhança dos ressuscitados.
  • Todos subirão juntos ao encontro de YAOHUSHUA nos ares.
  • Todos estarão para sempre com YAOHUSHUA, já ressuscitados em corpo, ou com corpo transformado.


1 Kafos 3:18 - 4:6 - YAOHUSHUA pregou a mortos no "sheol".

"Pois também YAOHUSHUA morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a YAOHUH UL; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de YAOHUH UL aguardava nos dias de Noakh, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando a imersão, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com YAOHUH UL, por meio da ressurreição de YAOHUSHUA, o Messias; o qual, depois de ir para o céu, está à destra de YAOHUH UL, ficando-Lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes. Ora, tendo YAOHUSHUA sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de YAOHUH UL. Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão, os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos; pois, para este fim, foram as boas novas pregadas também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo YAOHUH UL".

O que o texto acima mostra é algo bem peculiar, e de entendimento muito específico, mas é fato escritural para trazer mais luz ao nosso entendimento. Destaquemos os pontos relevantes dentro do assunto que tratamos:

  • YAOHUSHUA, morto na carne, mas vivo no espírito, foi em espírito e pregou aos espíritos em prisão.
  • As boas novas foram pregadas também a mortos.


Conquanto não seja nossa intenção aqui discorrer sobre esse fato em si, o que desviaria do assunto central, o fato é que as escrituras afirmam que YAOHUSHUA, quando em espírito (entre a Sua morte e Sua ressurreição) pregou aos espíritos em prisão, e também afirma que as boas novas foram pregadas a mortos, donde é fácil concluir que os espíritos em prisão eram de mortos, e não de vivos. Aqui não podemos considerar que mortos fossem os ímpios, da época em que YAOHUSHUA veio, porque o texto é muito claro ao se referir a pessoas do tempo de Noakh (corrompido como Noé), inclusive fazendo menção à arca. Para que alguém possa ouvir uma pregação e decidir em função do que ouviu, é necessário que esteja consciente. E onde ocorreu essa pregação? Ora, os espíritos estavam em prisão, no lugar dos mortos, conforme já aprendemos anteriormente, no "sheol", até que o Messias YAOHUSHUA viesse e morresse. Era preciso o cumprimento da morte de YAOHUSHUA para que os mortos no "sheol" pudessem ouvir, e precisava que YAOHUSHUA fosse, em espírito, até eles.

Onde esteve o espírito de YAOHUSHUA durante o tempo que Seu corpo estava na sepultura? Certamente que não nos céus, na presença do Pai YAOHUH, visto que, ao ressuscitar, Ele disse: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Meu Pai". Ora, as palavras de Kafos nos mostram com muita clareza onde Ele estava e o que estava fazendo. YAOHUSHUA desceu ao "sheol" para pregar aos espíritos em prisão, já tendo Ele cumprido o sacrifício para perdão de todos os pecados. Quem estava no "sheol"? Todos os que morreram antes da vinda de YAOHUSHUA. Lá estavam os que já tinham, em vida, se decidido contra Ele, e também os que tinham, em vida, se decidido por Ele, na fé do Messias vindouro. A quem então YAOHUSHUA foi pregar? Certamente a aqueles que não fizeram, pelas circunstâncias, suas opções em vida, os quais viveram "quando a longanimidade de YAOHUH UL aguardava nos dias de Noakh".

O que resultou então dessa presença de YAOHUSHUA, já vitorioso, no "sheol"? As escrituras nos mostram em Ranodgalut (Apocalipse) 1:18 que YAOHUSHUA disse: "Eu tenho as chaves do lugar dos mortos (do hebraico "sheol", e do grego "hades") e da morte". O que isso significa? Significa que essas chaves não estavam, anteriormente, nas mãos de YAOHUSHUA, mas passaram a estar após Sua vitória pela morte, conforme Hebreus 2:14 nos informa que "por meio da morte YAOHUSHUA destruiu aquele que tinha o poder da morte, ha-satan".

E aqui chegamos a um fato muito claro, escrituralmente, como um simples 1+1=2. Os espíritos dos mortos se encontravam todos no "sheol" antes de YAOHUSHUA vir. Isso já estudamos antes. Após Sua morte, YAOHUSHUA foi ao "sheol" pregar aos espíritos em prisão. Em 1 Ts 4:13-18 vemos que YAOHUSHUA trará em Sua companhia os que dormem (mortos em corpo). Ora, os salvos estavam todos no "sheol" antes da vinda de YAOHUSHUA, mas agora 1 Ts 4 nos diz que Ele os trará consigo (os mortos salvos) quando for a hora da ressureição. Nos parece, então, claro, que em algum momento os espíritos dos mortos salvos foram levados aos céus por YAOHUSHUA, após ter descido ao "sheol" e ter tomado as chaves da morte e do próprio "sheol". É interessante notar que os espíritos dos condenados permanecem ainda no "sheol" até hoje ("sheol takhtiy" e "amoq sheol"). Com a tradução grega, a palavra "hades" substituiu a palavra "sheol", mas ainda assim é interessante notar que a palavra "hades" no Novo Testamento se refere somente a condenados, e não mais aos salvos, como ocorria com o "sheol" no Tanakh, antes da vitória de YAOHUSHUA.

Filipenses 1:22-26 - Shaul afirma que morrer significa, para os salvos, estar com YAOHUSHUA.

Vamos então observar mais um verso extremamente esclarecedor sobre o assunto. Foi o emissário Shaul (corrompido como 'Paulo') quem escreveu estas palavras em Filipenses cap 1: "Pois de um lado e outro estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com YAOHUSHUA, o que é incomparavelmente melhor; entretanto, permanecer na carne é mais útil a vós. E tendo essa confiança, sei que ficarei e permanecerei com todos vós para vosso avanço e gozo na fé".

Shaul aqui fala acerca de permanecer na carne. Ora, se há a possibilidade de permanecer, também há a possibilidade de sair. Shaul com toda a clareza nos dá a entender que ele não se considerava como apenas um "nefesh khayao", mas que apenas "habitava" num corpo, onde poderia permanecer ou de onde poderia partir. Shaul usa aqui o verbo "permanecer" e usa também o verbo "partir". Partir significava estar fora da carne, mas junto a YAOHUSHUA, ficar significava estar na carne, mas ausente de YAOHUSHUA. Essas palavras são muito esclarecedoras quanto à vida contínua do espírito humano, depois que o corpo morre. Aqui Shaul nos diz que ele tem o desejo de partir (morrer, sair da carne, e ir para junto de YAOHUSHUA), e diz que isso é incomparavelmente melhor. A forma suave das escrituras se referirem à morte do corpo como "dormir", em nenhum ponto significa que nosso espírito estará dormindo, senão apenas o nosso corpo.

Hebreus 9:27-28 - Após a morte, segue-se o juízo.

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também YAOHUSHUA, tendo-Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação".

Esse texto de Hebreus afirma que após a morte vem o juízo, e não após a ressurreição. As escrituras dizem: "Quem crê não é julgado". As escrituras também dizem: "Quem não crê, já está julgado". Essa separação entre justos e incrédulos, ocorre após a morte, como Hebreus afirma. Morre o justo, e é recolhido aos "shua-olmayao", morre o incrédulo e é recolhido ao "sheol takhtiy". Provérbios 15:24 já nos ensinou que "para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima ("shua-olmayao"), a fim de evitar o lugar dos mortos ("sheol"), embaixo". Os justos já ressuscitarão na condição de salvos, e os incrédulos já ressuscitarão (1000 anos após) na condição de condenados. A prova de que há uma separação ou julgamento prévio, antes das ressureições, é o próprio fato de que os justos ressuscitarão 1000 anos antes (milênio) dos incrédulos. Ora, para saber quem deve ressuscitar na primeira ressureição e quem deve ressuscitar na segunda, é necessário que antes da primeira ressurreição já esteja determinado (já haja um juízo) acerca de quem são os justos e quem são os incrédulos. Isso prova que o juízo precede as ressurreições, mas ocorre após a morte.

Yaohukhanan 3:1-21 - Antes da morte de YAOHUSHUA ninguém havia subido ao céu.

"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem".

Essas palavras foram proferidas por YAOHUSHUA a Nakdimon (corrompido como 'Nicodemus') antes de Sua morte, e antes que Ele descesse ao "sheol". Conforme pudemos ver anteriormente, até que YAOHUSHUA descesse ao "sheol", os espíritos, de todos os que morreram, lá estavam, fossem justos ou incrédulos. Os destinados à salvação, no "seio de Abruham", conforme as palavras de YAOHUSHUA, e os destinados à condenação, no "sheol takhtiy" ou "amoq sheol", mas todos no "sheol". Em verdade, quando YAOHUSHUA proferiu tais palavras, ninguém havia ainda subido ao céu, porque as chaves do "sheol" e da "morte" não estavam ainda com YAOHUSHUA, pois o Seu sangue não havia ainda sido derramado.

2 Coríntios 5:1-10 - Ausentes de YAOHUSHUA enquanto no corpo, presentes com YAOHUSHUA quando deixamos o corpo.

Permita-me o leitor colocar parêntesis nesse texto, apenas para destacar pontos importantes. O conteúdo dos parêntesis são do autor, não fazendo parte, obviamente, do texto escritural.

"Sabemos que, se a nossa casa terrestre (nosso corpo) deste tabernáculo (nosso espírito) se desfizer, temos da parte de YAOHUH UL um edifício (corpo espiritual), casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo (nesse corpo), gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial (corpo espiritual); se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo (os vivos) gememos angustiados, não por querermos ser despidos (não querermos morrer), mas revestidos (sermos transformados), para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, foi o próprio YAOHUH UL quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor (garantia) do RUKHA. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo (enquanto vivos nesse corpo), estamos ausentes de YAOHUSHUA (não podemos ver YAOHUSHUA); visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo (preferindo morrer) e habitar com YAOHUSHUA (ir para onde YAOHUSHUA está). É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para Lhe sermos agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de YAOHUSHUA, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo".

Esse texto, sozinho, já seria um estudo completo acerca de onde estão os mortos. Shaul aqui fala abertamente acerca de ficar no corpo ou deixar o corpo. Shaul fala sobre "enquanto no corpo", definitivamente afirmando que nós não somos "corpo", mas espírito; e também como o nosso corpo sendo somente o lugar de habitação do nosso espírito, porque se refere ao nosso corpo como "casa terrestre", e ao nosso espírito como "tabernáculo", uma vez que o espírito dos salvos é habitação de ULHIM. E o que vem a ser o "corpo espiritual", o edifício a que Shaul se refere? Certamente é nossa morada temporária nos céus, até que o nosso corpo terrestre ressuscite totalmente transformado. É o próprio Shaul quem nos escreve em 1 Coríntios 15:44 que há corpo natural e há também corpo espiritual. E nesse mesmo verso ele nos informa que quando ressuscitarmos, será num corpo espiritual, conforme a habitação celestial que teremos até que a ressureição ocorra. É importante aqui perceber com clareza que a morada temporária não é a nossa morada definitiva, uma vez que Shaul nos mostra que esta morada temporária, que é este corpo espiritual, está nos céus, mas a nossa morada definitiva, que serão os nossos corpos ressuscitados ou transformados, estão na terra. A morada definitiva dos salvos que estiverem mortos será o corpo ressuscitado, como corpo espiritual, corpo esse que hoje se encontra desfeito no pó da terra ou nas águas dos mares.

As palavras de Shaul conferem maravilhosamente com as palavras de YAOHUSHUA aos Seus discípulos quando disse: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar". - Yaohukhana 14:2. Ora, a "casa de Meu Pai", referida por YAOHUSHUA fica nos céus, e foi nos céus que YAOHUSHUA disse que iria preparar lugar para eles. Essas palavras de YAOHUSHUA são de cumprimento muito mais imediato do que a ressurreição dos discípulos, que ainda não ocorreu até hoje. O que essencialmente YAOHUSHUA disse foi que iria preparar um "corpo espiritual" para cada um, onde eles pudessem habitar na casa de Seu Pai (e nosso Pai). Nenhuma referência aqui a casas, ruas, praças, como a mente natural pode ficar tentada a visualizar, mas simplesmente um corpo espiritual, o qual nenhum de nós teve ainda a experiência de saber do que se trata, mas todos teremos em breve. Todos os nossos irmãos cujos corpos morreram, já estão experimentando HOJE essa maravilha.

A forma clara como Shaul fala é também maravilhosa quando diz: "...preferindo deixar o corpo e habitar com YAOHUSHUA". Deixar o corpo é exatamente como Shaul se refere aqui à morte. Significa "sair de um lugar e ir para outro". Sair do corpo e ir morar com YAOHUSHUA. É exatamente isso que Shaul nos informa e ensina. Fica muito claro que se "saímos" de um lugar, então nós "não somos" aquele lugar, mas apenas "estávamos" naquele lugar. Quando eu viajo, eu não levo minha casa, como fazem os caramujos, porque a minha casa não sou eu. Do mesmo modo, como deixamos esse corpo, nós igualmente não somos corpo, mas espírito. É interessante notar também que no último verso Shaul comenta acerca do tribunal de YAOHUSHUA, quando cada um irá receber segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. Note com muita atenção que ele não diz "o bem ou o mal que o corpo tiver feito", mas sim "o bem ou o mal que tivermos feito por meio do corpo". Essa simples expressão fala acerca de como utilizamos o corpo, o que fizemos por meio dele, o que levamos o corpo a fazer, ainda mais definindo com clareza que o corpo é algo que temos, mas jamais algo que somos.

Filipenses 2:9-10 - Três lugares, três situações, a mesma reverência.

"Pelo que também YAOHUH UL O exaltou sobremaneira e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao Nome YAOHUSHUA se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que YAOHUSHUA, o Messias, é Rei, para esplendor de YAOHUH AB".

Hoje há os que estão nos céus, os quais morreram em YAOHUSHUA, há os que estão na terra, exercendo a fé em YAOHUSHUA, e há até mesmo os que estão debaixo da terra, no "sheol takhtiy" ou "amoq sheol", por terem sido rebeldes contra YAOHUSHUA. Por um lado, percebemos que as situações não são as mesmas, mas a reverência é devida a YAOHUSHUA, estejam na situação que estiverem, ou onde estiverem. É triste que haja pessoas que pensem e creiam que os mortos estão hoje numa "interrupção de existência", e pensem que "debaixo da terra" signifique "na sepultura". Ora, se tivessem a existência interrompida, como poderiam prestar reverência não existindo? Você está lembrado que o lugar dos mortos, antes de YAOHUSHUA, era "embaixo", para onde iam todos os espíritos dos mortos, justos ou incrédulos? Você está lembrado que após YAOHUSHUA os justos foram removidos do "sheol" e conduzidos aos céus, de modo que virão em Sua companhia quando YAOHUSHUA voltar? Então, certamente você pode compreender porque há reverência ao Nome YAOHUSHUA, nos céus, na terra e debaixo da terra. O fato dos rebeldes incrédulos estarem condenados não os torna menos devedores de reverência ao Nome YAOHUSHUA, ainda que não queiram. Ha-satan pode ferver o ódio de trevas em seu íntimo, mas ele não pode mover um dedo sem antes ter permissão de YAOHUH UL, com toda a reverência, goste ele ou não.

Efésios 4:8-10 - YAOHUSHUA comprovadamente esteve no "sheol".

"Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas".

Conforme já havíamos lido da parte de Kafos, também Shaul nos informa a mesma coisa em Efésios, afirmando que YAOHUSHUA desceu "às regiões inferiores da terra" ("sheol"). Ora, se a morte fosse uma interrupção de existência, então por que YAOHUSHUA teria ido lá? A doutrina da interrupção da existência pela morte torna inexplicável uma descida de YAOHUSHUA às regiões inferiores da terra ("sheol").

Retonar à página inicial. Partes: 1 2    Anterior    Home