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A MORTE DE YAOHUSHUA - Parte 2 Partes: 1 2    Anterior   
O sacrifício que YAOHUH UL aceita

Bereshiyt (Gn) 4:3


Ocorrência #22 do Nome Pessoal do Criador
Aconteceu que, no fim de uns tempos, trouxe Qain, do fruto da terra, uma oferta a YAOHUH.
Aqui vemos a primeira oferta a YAOHUH, proveniente do fruto da terra. Tal entendimento passado por seus pais que desde cedo aprenderam que era preciso haver derramamento de sangue para remissão de pecados, não entrou no coração de Qain.
Bereshiyt (Gn) 4:4


Ocorrência #23 do Nome Pessoal do Criador
E Hebel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste, e agradou-se YAOHUH de Hebel e de sua oferta.
Aqui vemos a segunda oferta a YAOHUH, proveniente de animais do rebanho. Aqui a oferta de Hebel, com derramamento de sangue, é aceita por YAOHUH.
Bereshiyt (Gn) 4:5
Ao passo que de Qain e de sua oferta não se agradou; e irou-se muito Qain e descaiu-lhe o semblante.
Aqui a oferta de Qain, sem derramamento de sangue, é rejeitada por YAOHUH. A ira de Qain mostra a soberba instalada em seu coração, visto que um simples ato de arrependimento e início da oferta de sangue teriam passado a agradar a YAOHUH UL, e tudo estaria resolvido. Entretanto, Qain preferiu entregar-se a ira, o que traria sérias consequências futuras, como o próprio assassinato do irmão Hebel.

Nesses versos vemos que, desde o princípio, YAOHUH Uhim já havia determinado que era necessário o derramamento de sangue, com a morte da carne, para cumprir a justiça que era proveniente da pena estabelecida no código penal. Contudo, algo mais está escrito nesses versículos que não podemos e nem devemos ignorar: não foi somente a oferta de Hebel que foi aceita, mas também o próprio Hebel; e do mesmo modo, não foi só a oferta de Qain que foi rejeitada, mas o próprio Qain. Por que? Porque a reconciliação com YAOHUH demandava um sacrifício de sangue, sem o que não haveria tal reconciliação. Assim, não somente a oferta de Hebel foi aceita, como também o próprio Hebel foi aceito por YAOHUH, por cumprir a justiça que provinha do cumprimento, ainda que simbólico, da pena de morte da carne pelo derramamento de sangue. Por outro lado, Qain não foi aceito por YAOHUH, visto que a oferta de fruto da terra não implicava em derramamento de sangue, não cumprindo portanto a justiça pelo cumprimento da pena estabelecida.

É bom lembrar que todos os sacrifícios de animais não eram suficientes para pagar pelo pecado do homem; contudo, eles eram um simbolismo e representação do sacrifício do Messias vindouro, ali representado ainda de forma rudimentar, para preparo e instrução do ser humano quanto à justiça de YAOHUH UL. O sacrifício de animais era apenas uma representação rudimentar do que um dia seria o sacrifício único, perfeito e definitivo, do Messias YAOHUSHUA.

Com Qain e Hebel, YAOHUH ensina e evidencia que Ele iria justificar todos os que apresentassem o sangue como expiação pelo pecado, e que não aceitaria nenhuma outra espécie de oferta pelo pecado. Hoje, já consumado o sacrifício do Messias YAOHUSHUA em favor dos homens, estará justificado e reconciliado com YAOHUH UL todo aquele que crer e apresentar o Sangue de YAOHUSHUA como justificação e expiação para os seus pecados.

YAOHUSHUA veio ao mundo para ser sacrificado

Yaohukhanan ('João') 12:27
"Agora, está angustiada a minha alma, e que direi Eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora".
Yaohukhanan ('João') 10:17,18
"Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai".

YAOHUSHUA nos ensina, pelas Suas próprias palavras, que Ele veio para aquela hora, ou seja, a hora de ser sacrificado como pagamento da pena que pesava sobre todos nós.
YAOHUSHUA nos ensina também que ninguém podia tirar a Sua vida, mas que Ele, espontaneamente a entregava em sacrifício por todos os homens.
Nisso percebemos que, como era Ele que entregava Sua vida, e como era Ele que seria o Cordeiro do sacrifício, YAOHUSHUA era, ao mesmo tempo, o Sacerdote e a própria oferta. Em Sua morte, YAOHUSHUA entregava a Si mesmo em sacrifício de sangue a YAOHUH UL, em expiação da culpa de todos nós, eternamente. YAOHUSHUA era o Cordeiro sendo sacrificado, e ao mesmo tempo o Sumo-Sacerdote que oferecia a oferta a YAOHUH UL, o Pai.
É muito comum até hoje, entre as pessoas que não possuem um entendimento adequado, atribuir a culpa pela morte de YAOHUSHUA aos yaohudim ('judeus') que naquela época viviam. Por séculos os yaohudim têm recebido indevidamente essa culpa, porque se YAOHUSHUA não quisesse ser sacrificado, não há ninguém que pudesse tirar Sua vida, fosse yaohudi ('judeu') ou goin (gentio). Por outro lado, YAOHUSHUA não morreu apenas pelos pecados dos yaohudim ('judeus'), mas sim pelos pecados do mundo todo, pelo que, os responsáveis e causadores dessa necessidade é a raça humana como um todo, e não somente os yaohudim ('judeus').

Um resumo dessa penosa e maravilhosa obra

Hebreus 9:11-28
"Quando, porém, veio YAOHUSHUA como Sumo Sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,
não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo Seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,
muito mais o sangue de YAOHUSHUA, que, pelo RUKHA Eterno, a Si mesmo Se ofereceu sem mácula a YAOHUH UL, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos a YAOHUH UL Khayao (YAOHUH UL Vivo)!
Por isso mesmo, Ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador;
pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.
Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue;
porque, havendo Mehushua proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo,
dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual YAOHUH UL prescreveu para vós outros.
Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado.
Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.
Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.
Porque YAOHUSHUA não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de YAOHUH UL;
nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.
Ora, neste caso, seria necessário que Ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, Se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de Si mesmo, o pecado.
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
assim também YAOHUSHUA, tendo-Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a salvação".

Alguns pontos bem relevantes desse texto de Hebreus são:
  • YAOHUSHUA foi, ao mesmo tempo, a Oferta e o Ofertante, o Cordeiro e o Sumo Sacerdote.
  • O sacrifício de YAOHUSHUA foi único, suficiente e definitivo.
  • O sacrifício de YAOHUSHUA aniquilou o pecado.
  • O sacrifício de YAOHUSHUA estabeleceu uma nova aliança.
  • YAOHUSHUA ofereceu-se em sacrifício por todos os homens, pela culpa de todos os homens.
  • YAOHUSHUA tirou os pecados de muitos, mas não de todos. Somente dos que nEle crêem e O aguardam para a salvação.
  • Assim, da mesma forma como Qain tentou se reconciliar com YAOHUH UL de uma forma diferente da estabelecida por Ele, YAOHUSHUA é hoje o sacrifício aceito por YAOHUH UL e o único válido, suficiente e definitivo para reconciliação do homem com YAOHUH UL. Nada diferente disso pode reconciliar o homem com YAOHUH UL.
    É oportuno finalizar com as palavras mais sérias, importantes, fundamentais e vitoriosas que já foram pronunciadas:

    Yaohukhanan ('João') 19:30
    "Quando, pois, YAOHUSHUA tomou o vinagre, disse: ESTÁ CONSUMADO! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito".

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